O que é Bottom-up

Bottom-up é um termo que pode tanto versar sobre uma das possíveis vertentes da análise fundamentalista, como também sobre um estilo de gerência organizacional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em ambos os casos, o sentido é bem parecido, e significa analisar dados de uma perspectiva que parte da base e chega até o topo, daí o seu nome.

Em uma tradução livre, Bottom-up significa “de baixo para cima”, e é sempre acompanhado do termo oposto “top down”. 

A maneira como um investidor analisa as empresas nas quais ele vai investir pode variar bastante. E essa análise pode iniciar tanto pela empresa quanto pelo cenário econômico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aplicação do Bottom-up na análise fundamentalista

Quando a análise do investidor tem o seu pontapé na própria empresa para no fim chegar ao cenário econômico, ela recebe o nome de Bottom-up.

Na prática, isso significa que o investidor deve primeiro se atentar a:

  • Faturamento da empresa;
  • Demonstrativos financeiros;
  • Lucro líquido e despesas fixas;
  • Nível de crescimento e perspectiva futura;
  • Concorrência do mercado e etc.

Em resumo, fazer uma análise bottom-up significa primeiro analisar uma empresa em suas minúcias, e depois analisar a conjuntura econômica na qual ela está inserida.

Aplicação do Bottom-up na gerência organizacional

A forma como uma empresa organiza a sua hierarquia é algo bastante relativo e que depende de muitos fatores, inclusive o ramo de negócios.

Existem empresas que têm uma administração mais centralizada, cujas ordens partem dos diretores e devem ser seguidas à risca pelos funcionários.

Por outro lado, existem modelos de empresa mais modernos, com uma administração muito mais próxima da operação. Essa forma de gerência é o Bottom-up.

Geralmente, as empresas que empregam o Bottom-up são do ramo de tecnologia, ou startups com ideias novas e disruptivas.

Isso acontece pois uma administração Bottom-up consegue identificar e solucionar mais rapidamente os problemas que surgem.

Bottom-up e top-down

É importante que se compreenda o conceito de top-down para que assim fique mais lógico de entender a utilidade do bottom-up.

A começar pelo seu significado, Top-down diz respeito a uma análise que começa debaixo para cima, ou seja, de um cenário macro para um cenário micro.

No universo dos investimentos, isso significa que primeiro se analisa o cenário econômico e depois cada agente econômico individualmente.

Esse tipo de análise é muito utilizado por economistas, mas possui uma importância muito valiosa para quem quer investir na bolsa de valores.

Já do ponto de vista organizacional, top-down representa aquele estilo de gestão mais tradicional, na qual o comando parte da direção da empresa, geralmente o CEO.

E esse estilo pode ser muito útil para modelos de negócio que já são consolidados no mercado, ou que fornecem produtos ou serviços essenciais às pessoas.

E o primeiro pressuposto que esse modelo de gestão sugere é que quem está no topo de hierarquia é a pessoa mais competente da companhia.

E de fato, para que esse modelo funcione, quem está no comando precisa ser um bom tomador de decisões. E isso é uma vantagem do modelo top-down: menos burocracia. 

Vantagens do Bottom-up

Apesar de as estratégias e análises Bottom-up terem sua aplicabilidade em circunstâncias diferentes, elas possuem algumas vantagens se comparado ao top-down.

A primeira vantagem da estratégia Bottom-up, tanto para quem quer investir quanto administrar uma empresa, é a ênfase na base da pirâmide, ou seja, nas característica individuais.

Uma vez que uma empresa seja entendida em seus detalhes, se torna mais fácil de saber como ele poderá reagir a qualquer cenário macro que se apresentar.

Da mesma forma, quando os funcionários de uma empresa são ouvidos, torna-se muito mais fácil chegar a soluções inovadoras para sanar os problemas de um cliente.