O que é Borderô

Borderô é um documento utilizado na organização financeira de uma instituição, onde são registrados todos os títulos pagáveis e recebíveis da empresa relacionados a um dia de sua operação ou a uma transação comercial específica.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Este termo tem origem  na palavra francesa “bordereau”, que quer dizer “lista”. Trata-se realmente de uma lista dos diversos valores envolvidos em um dia de operação da empresa ou em uma transação comercial.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Uso do Borderô

Neste artigo, nos ateremos ao borderô utilizado na administração das finanças de uma empresa.

Além disso, é interessante ressaltar que o termo tem acepções particulares em alguns setores diferentes. No âmbito de eventos, remete ao conjunto de gastos e receitas de cada empreitada. 

Já no campo das corretoras de seguros, refere-se a um documento que detalha o contrato celebrado, estabelecendo os prêmios, condições e objetos segurados, similar a uma apólice

Como funciona Borderô

Como dito anteriormente, o borderô reúne em um único lugar todos os pagáveis e recebíveis relacionados a um produto ou serviço, ou às operações de um dia de uma companhia. 

Nele são registrados itens como:

Quando todos pagáveis e recebíveis foram registrados, o borderô é enviado ao banco, que efetua o pagamento ou recebimento indicado pelo saldo ali registrado.

Ao simplificar tanto o registro das transações pela empresa quanto o processamento dos pagamentos por parte do banco, o seu uso é bastante disseminado em diversos setores, sobretudo no ramo do varejo.

Borderôs podem ser divididos em borderôs de pagamento e recebimento, separando os créditos e débitos em contas diferentes. No entanto, a versão final enviada ao banco deve representar o valor do saldo de ambas contas.

Vantagens do borderô 

O borderô é utilizado desde antes da informatização dos bancos e negócios. O fato de que ele continua sendo usado mesmo com a digitalização das finanças é uma prova de sua praticidade e eficiência.

Ao juntar em uma única linha de demonstração todos os créditos e débitos devidos em um dia ou uma transação, o borderô agiliza o processamento de dados por parte dos bancos.

Além disso, quando feito de forma organizada, ele é de grande utilidade para as empresas, permitindo uma visualização clara dos valores envolvidos em diferentes partes do seu negócio.

O registro de todas as operações de um dia ou de uma venda em um único lugar também costuma facilitar o trabalho dos responsáveis pelo financeiro, garantindo agilidade aos registros para pagamento.

Riscos do borderô 

Embora largamente utilizado, existem certas precauções importantes a serem tomadas para que o emprego do borderô sirva aos interesses de uma empresa.

Ao reunir em um único lugar todas as informações relativas a uma transação, mesmo um erro pequeno em qualquer um dos registros pode resultar em grandes problemas no pagamento.

Isto também torna mais difícil a verificação dos registros por parte dos bancos e empresas, já que uma grande quantidade de informações é concentrada em uma única conta, dificultando sua visualização.

No caso de problemas nos pagamentos, a tarefa de encontrar o lugar exato do erro é dificultada pela reunião de todas as transações em um único saldo.

Dessa forma, o uso de borderôs demanda esforços no sentido de evitar erros humanos nos registros, e para revisar a precisão do cálculo das diversas informações ali presentes.

Se por um lado o avanço da informatização pode tornar mais difícil encontrar os erros em meio a grandes volumes de informação, ele também traz possibilidades de melhor controle deste documento.

Softwares de borderô 

A oferta de softwares capazes de organizar e revisar estes registros já é grande e variada, costumando ser adotada pelas empresas para garantir maior agilidade e segurança na contabilidade e nos pagamentos.

Por exemplo, uma empresa que atua nesse mercado é a Totvs.