O que é Book-to-market

Book-to-market é um indicador econômico que serve para identificar se o valor declarado na contabilidade de uma empresa é condizente com o valor de suas ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em muitas empresas esse valor pode ser discrepante por uma série de motivos, e é importante que o investidor entenda essas razões para poder fazer um planejamento financeiro pessoal.

Em uma tradução livre, Book-to-market pode ser entendido como “do livro ao mercado”. Outros termos pelos quais esse indicador é conhecido são o Price/Book ou ME/BE.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aplicação do Book-to-market

A aplicação correta do Book-to-market pode ter uma grande influência na decisão do investidor, pois nem sempre entender o valor de mercado de uma empresa é algo fácil.

Se analisarmos apenas os dados contábeis, o valor de uma empresa é calculado baseado em informações como:

Já o valor de mercado desta empresa sofre a influência de muitos outros fatores subjetivos. Inclusive a expectativa quanto ao lucro que ela poderá gerar no futuro.

O Book-to-market, nesse sentido, ajuda a entender se a diferença entre o valor de mercado e o valor real possui uma origem saudável ou se é fruto de especulação financeira.

Vale ressaltar que o Book-to-market é um conceito que se encontra dentro da Análise Fundamentalista de ações, uma metodologia de análise de ações muito utilizada.

Aplicar o Book-to-market junto de outras ferramentas é a melhor maneira do investidor tomar uma decisão de investimento consciente.

No entanto, aplicar o Book-to-market de forma isolada já pode garantir ao investidor um bom ponto de partida. 

Como calcular o Book-to-market

Para calcular o Book-to-market de uma empresa é necessário ter em mãos as seguintes informações:

  • Número de ações no mercado;
  • O valor unitária de cada ação;
  • Todos os ativos;
  • Todos os passivos.

Primeiro descobre-se o patrimônio líquido calculando os ativos e os passivos. Em seguida, divide-se o valor do patrimônio líquido pelo número de ações totais.

O resultado da divisão do patrimônio líquido pelo número de ações será dividido pelo valor atual da ação sendo comercializada. Este resultado é o Book-to-market.

Se o resultado do Book-to-market for: 

  • Menor que 1: significa que a empresa não vale tanto quanto a sua contabilidade aponta;
  • Maior que 1: significa que ela vale mais do que a sua contabilidade indica;
  • 0 ou próximo de 0: que o valor de mercado está em conformidade com o valor contábil.

O valor de uma empresa nova

O valor de mercado de uma empresa é uma informação altamente volátil e que pode ser alterada com facilidade por muitos fatores.

Fintechs e Startups, por exemplo, são um tipo de empresa cujo valor se encontra atrelado muito mais a resultados futuros do que o que elas podem entregar no presente.

Inclusive, não é incomum que muitas empresas desse tipo operem com a margem de lucro no negativo, pois o seu modelo de negócio as permite fazer isso.

Muitas dessas empresas captam dinheiro com o aporte de terceiros, e não do lucro de suas operações. E em casos assim fica mais difícil estipular o seu valor.

E é especialmente mais dificultoso quando a empresa oferece um serviço ou produto disruptivo ou novo, do qual ainda não existe um mercado consolidado.

A maioria dos analistas não é capaz de avaliar se esse serviço ou produto valerá todo o investimento de seus acionistas ou os aportes feitos por grandes players.

As chances desta empresa conseguir se tornar um grande potencial comercial ou um fracasso retumbante, são praticamente as mesmas. 

O valor de uma empresa tradicional

Quanto às empresas que já estão consolidadas no mercado, a avaliação do Book-to-market é especialmente importante. Afinal, nada impede que uma empresa tradicional anuncie um novo serviço ou produto

Este anúncio, por sua vez, pode fazer com que o valor das ações dessa empresa dispare com a expectativa do sucesso deste serviço ou produto.

Na realidade, qualquer notícia relevante sobre uma empresa pode ser um motivo para as suas ações subirem ou caírem, e portanto alterando o seu valor de mercado.