O que é Book de Ofertas

Book de Ofertas é o local onde ficam registradas todas as ofertas de compra e venda de um determinado papel listado na bolsa de valores, no caso do Brasil, a B3.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A atualização do Book de Ofertas acontece automaticamente com novas entradas que vão sobrepondo as anteriores quando estas se encontram em um valor que case. 

É importante destacar que muitas estratégias de negociação de ações são bastante dependentes da constante análise do Book de Ofertas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do Book de Ofertas

A principal função do Book de Ofertas é listar as intenções de compras e vendas e seus valores de forma pública para que todos os investidores possam consultá-las.

Essa listagem, por sua vez, segue algumas regras básicas:

  • As ofertas são listadas primeiramente por ordem de chegada;
  • Ofertas de venda vão ser colocadas de forma crescente, com os menores valores no topo;
  • Ofertas de compra são listadas em ordem decrescente, com os maiores valores no topo;
  • Em caso de ofertas de mesmo valor, fica na frente a ordem que veio primeiro.

E então, quando o valor de compra se encontra com o valor de venda, ambas as ordens são anuladas e a negociação se consolida de forma automática.

Portanto, é possível resumir o Book de Ofertas como o intermediário que conecta as pessoas que têm intenção de vender papéis e as que têm intenção de comprá-los.

Breve história do Book de Ofertas

O nome Book de Ofertas é originário do fato de que antigamente, nos primórdios da bolsa de valores, as ordens de compra e venda eram anotadas em um caderno.

Depois, as informações do caderno eram transferidas para um gigantesco quadro no andar superior do prédio da bolsa, onde, por assim dizer, tornavam-se públicas.

Com o passar do tempo esse sistema foi se modernizando, com as ofertas começando a ser anotadas de forma informatizada, por mais que ainda precisassem ser feitas pelo telefone.

Hoje em dia, no entanto, tanto o Book de Ofertas quanto a necessidade de ficar pendurado em uma chamada telefônica para emitir ordens a um corretor, não existem mais.

Quer dizer, na prática o Book de Ofertas foi inteiramente digitalizado, e agora aparece como uma ferramenta nas plataformas de home broker oferecidas pelas corretoras de valores.

As ordens de venda e compra também são feitas de forma inteiramente digital e informatizada. A lógica, todavia, permanece exatamente a mesma.

Book de Ofertas e o home broker

O home broker é a plataforma que as corretoras de valores disponibilizam para os seus clientes atuarem na bolsa de valores da forma mais prática possível.

Não existe uma padronização na interface dos home brokers, cada corretora ou banco de investimento tem sua própria plataforma com as opções e características que eles achem mais importantes.

Por outro lado, é válido ressaltar que por mais que as plataformas sejam diferentes visualmente, todas apresentam as mesmas informações. Cabe ao investidor escolher o home broker que melhor lhe servir.

Utilidade do Book de Ofertas

Se não fosse o Book de Ofertas os investidores não saberiam como quantificar as suas ofertas e dessa forma eles acabariam operando às cegas.

Para um investidor maduro, quanto mais informações estiverem à sua disposição, melhor será a sua tomada de decisão. E saber o quanto outros investidores estão dispostos a pagar por um papel, é fundamental. 

Com essa informação ele pode decidir fazer uma oferta de compra ou uma oferta de venda que esteja de acordo com o mercado, ou tentar arriscar um valor mais alto.

Essas ofertas que são feitas muito fora da realidade do papel, são especulações, ou simples blefes para entender ou testar como o mercado irá reagir.