O que é Bonificação

Bonificação é um termo que significa conceder um bônus, um prêmio ou uma vantagem para algo ou alguém. Pode ser entendida como uma gratificação por algum evento.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O termo vai ter implicações a depender do contexto em que for utilizado. Em empresas, pode se referir a gratificações aos trabalhadores. No mercado financeiro, pode-se utilizar para referir-se a bonificações de ações.

Já em negociações comerciais entre empresas, a bonificação pode se referir às vantagens que uma empresa dá à para aumentar vendas ou fechar um negócio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Bonificação no mercado de trabalho

No mercado de trabalho, os funcionários de uma empresa geralmente são contratados por um regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Dentro desse sistema, o empregado recebe um salário e benefícios.

Essas benefícios (vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição, etc.), junto ao salário são parte da remuneração fixa que é estabelecida no momento da contratação e não pode ser alterada sem que haja alterações no contrato. 

Contudo, o empregador pode ainda oferecer uma remuneração variável. A bonificação é uma dessas possíveis remunerações.

Dessa forma, bonificação é um pagamento feito por parte do empregador, como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo trabalhador. Também pode ser uma forma de recompensá-lo pelo tempo de serviço prestado à empresa. 

Nas regras da CLT, não há limites específicos aos valores que podem ser pagos aos funcionários por meio de gratificações.Também não há disposições sobre como o empregador deve efetuar o pagamento.

A única regra é que seja feito lançamento em folha de pagamento dos funcionários.

 Nesse contexto, bonificações podem também ser chamadas como gratificações.

Elas podem ser dadas por: 

  • Função: são aquelas que têm como causa o exercício de uma função específica, de forma que o funcionário só terá direito a receber a gratificação enquanto permanece na função
  • Balanço: são aquelas decorrentes dos lucros acusados em balanço, podendo serem pagas, de forma fixa, percentagem do salário, a critério da empresa
  • Eventos: são aquelas decorrentes de um evento específico como festas, semana da CIPA ou campanhas diversas

Bonificação em negociações 

Na hora de fechar negócio, as empresas usam diversas estratégias para vender mais e com margens de lucros melhores.

Uma das estratégias é oferecer bonificações para o cliente, caso ele compre um determinado produto ou aceite determinada condição de pagamento.

A bonificação pode se dar em produtos, dinheiro ou descontos. 

Por exemplo, considere uma empresa que deseja vender 1000 unidades de um produto. Para fechar a venda mais rapidamente, o vendedor entrega como bônus 50 unidades.

Bonificação no mercado financeiro

No mercado financeiro, o termo bonificações aparece no contexto do mercado de ações.

Acionistas podem receber gratuitamente novas ações da empresa de maneira proporcional à sua participação, se for deliberado pela empresa em assembleia geral de acionistas.

Essas novas ações são chamadas de bonificação de ações

Para a empresa, essa é uma operação contábil para aumentar seu capital social mediante a incorporação de reservas. Há um aumento da quantidade de ações e consequente aumento da base acionária. 

Para os acionistas, a bonificação representa a atualização da sua cota de participação no capital da empresa. Normalmente, há um recuo do preço dos papéis em bolsa, 

Exemplo de Bonificação no mercado financeiro

Considere o acionista de uma empresa, que possui 1000 ações que  correspondem a 10% das ações totais da empresa.

A empresa anunciou uma bonificação de 30%. Nesse caso, ele ganhará 300 novas ações e terá, no total, 1300 ações. 

Mesmo que o número de ações desse acionista aumente, proporcionalmente, ele manterá a mesma porcentagem de 10% do total das ações. Isso ocorre, porque não houve entrada de novos acionistas.