O que é Bonds

Bonds é como se chamam os títulos de dívidas emitidos por instituições públicas ou privadas nos mercados internacionais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentro das categorias de investimento, Bonds são considerados produtos de renda fixa, em vista de terem um rendimento garantido e serem relativamente mais seguros.

Existem vários tipos de Bonds com características diferentes, e estes podem ser negociados tanto na bolsa de valores quanto no mercado de balcão.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função dos Bonds

Quando uma empresa ou o governo emite um Bond eles estão compartilhando um pedaço de uma dívida com o investidor, que irá adquiri-la em troca de uma remuneração de juros.

Empresas e governos emitem Bonds quando entendem que empréstimos bancários não vão ser tão vantajosos em detrimento às suas condições de pagamento ou mesmo valor ofertado.

Portanto, a principal função dos Bonds, para as empresas e para o governo, é servir como uma fonte de arrecadação de recursos menos onerosa e mais maleável.

Para o investidor, os Bonds podem ser vistos como uma forma garantida e segura de investir o seu dinheiro, por dois motivos:

  • Os Bonds emitidos pelos governos gozam da vantagem do governo ser um excelente pagador;
  • Os Bonds emitidos por empresas privadas geralmente são segurados por alguma instituição, até certo valor.

E de modo geral, pessoas jurídicas e o governo possuem uma predisposição e um incentivo  muito grande de quitarem suas dívidas com os investidores.

Isso porque elas não vão querer perder sua credibilidade e também porque as condições do empréstimo são de fato muito boas.

Tipos de Bonds

Existem cinco tipos principais de Bonds no mercado. São elas:

  • Coupon: são os bonds que pagam juros de forma semestral ou anual;
  • Zero-coupon: que remuneram o investidor apenas na data de vencimento;
  • Convertible: podem ser um coupon ou zero-coupon com a possibilidade de ser convertido em uma ação da empresa;
  • Callable: a principal vantagem desse bond é que ele pode ser recomprado pela empresa em troca de algum bônus;
  • Putable: possuem venda obrigatória, ou seja, o investidor pode retorná-lo a empresa sem qualquer risco de prejuízo, mesmo com data de vencimento estipulada.

Portanto, fica a cargo de quem quer investir verificar exatamente quais são as condições que o Bond está estipulando.

E é válido ressaltar que estas condições precisam estar descritas de forma peremptória, para que não reste dúvidas ao investidor. 

Bonds brasileiros

O Brasil não comercializa nenhum ativo na bolsa de valores com o nome bond, no entanto, existem dois investimentos que funcionam exatamente da mesma forma que os bonds.

Estes investimentos são as debêntures, emitidos por empresas privadas e os títulos do tesouro, que são emitidos exclusivamente pelo governo.

O acesso a estes investimentos funciona da mesma forma que com os Bonds, ou seja, por meio da bolsa de valores e do mercado de balcão.

Debêntures

As debêntures são os títulos de dívidas que as empresas emitem na bolsa de valores para tentar arrecadar recursos para algum investimento estrutural.

A operacionalização das debêntures junto com o objetivo de servir para captação de recursos no Brasil teve início apenas na década de 70, com a lei nº 6.404/76

No início da década de 80 aconteceu um período de grande emissão deste ativo, porém o mercado acabou estagnado até o fim da década.

Atualmente são movimentados bilhões de reais em debêntures todos os meses no mercado brasileiro.

Títulos do tesouro

O título do tesouro, ou também chamado de tesouro direto, são os Bonds emitidos pelo governo e que podem ser adquiridos por qualquer tipo de investidor.

Existem três tipos de tesouros oferecidos, são estes:

Cada um deles contando com uma característica diferente e que, portanto, precisam ser analisados pelo investidor para um melhor planejamento financeiro pessoal.