O presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o discurso do governo federal no enfrentamento à pandemia do coronavírus, com uma defesa enfática da vacinação em massa e das ações federais em favor de Estados e municípios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A mudança ocorreu em meio aos recentes recordes de mortes no país pelo vírus e com o retorno de um competitivo adversário político para sua sucessão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta quarta-feira (10), o Brasil superou o patamar de 2 mil mortes em um único dia em decorrência da Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia, com o registro de 2.286 novos óbitos.

Com esse dado, o total de vítimas fatais da doença no país foi elevado a 270.656, segundo o Ministério da Saúde.

O país tem sido alvo de críticas de autoridades sanitárias pela gestão da pandemia em razão da explosão de casos e da livre circulação de variantes de Covid-19 que seriam mais transmissíveis e poderiam reduzir a eficácia das vacinas.

Em outra frente, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é alvo de uma investigação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposta omissão no enfrentamento à pandemia e há ainda um pedido de abertura de CPI para apurar a ação federal que ainda não houve definição pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Onde Investir no Cenário Político Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos na Política Atual.

Esforço por Vacinação

Recentemente, Bolsonaro passou a reconhecer a gravidade da pandemia e ressaltou que seu governo tem se esforçado ao máximo para conter a pandemia e se empenhado para evitar mortes por Covid-19.

Em cerimônia de sanção de projetos para acelerar a vacinação, Bolsonaro falou em seriedade e responsabilidade do seu governo na disponibilização de vacinas com o aval do órgão regulador, a Anvisa.

"Fomos e somos incansáveis no combate à pandemia de coronavírus", disse.

Personagem que outrora minimizou os efeitos da vacinação, o presidente também exaltou os esforços federais para conseguir novas doses de imunizantes e até participou de uma reunião virtual na segunda-feira (8) com o presidente mundial da Pfizer, Albert Bourla, para discutir aquisições.

A vacina da Pfizer -a única com registro definitivo da Anvisa, mas não adquirida pelo governo- já foi alvo de críticas e chacota do presidente, quando chegou a dizer que "se você virar jacaré" tomando ela, o problema era de quem recebeu.

"Temos adquirido mais de 270 milhões de doses de vacina, a maioria para o primeiro semestre", disse Bolsonaro, na cerimônia.

Ele também disse que o país já tem mais de 10 milhões de pessoas vacinadas, quantitativo maior do que a população de Israel, comparou.

Essa fala do presidente destoa da atuação do governo federal até recentemente quando não se mostrava empenho para aquisição de imunizantes, e o próprio Bolsonaro chegava a duvidar da eficácia das vacinas publicamente.

O percentual de vacinados no Brasil caminha a passos lentos, com apenas 4% da população imunizada com a primeira dose, e a velocidade da vacinação é fundamental para conter a epidemia e reduzir a alta mortalidade.

Onde Investir no Cenário Político Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos na Política Atual.

Uso de Máscara

Na cerimônia desta quarta-feira, numa cena incomum, todos os presentes participaram da solenidade usando máscara. Bolsonaro só a retirou para fazer o seu discurso.

É um sinal de mudança para quem, em novembro passado, chegou a falar que o uso da máscara, uma das medidas mais eficazes para evitar a contaminação por Covid-19, era o "último tabu a cair".

A mudança no tom do presidente ocorreu após uma piora na pandemia no país registrada desde a virada do ano.

Inicialmente houve o colapso na saúde do Amazonas e outros Estados do Norte e posteriormente se alastrou país afora, em razão do alastramento da variante de Manaus, que, segundo estudos, é mais transmissível.

Ao mesmo tempo, gestores regionais começaram a cobrar a ampliação na vacinação de forma a aumentar a imunização dos habitantes e reduzir medidas drásticas de restrição de atividades, tão criticadas por Bolsonaro.

O ajuste no tom do presidente também ocorreu após pesquisas de popularidade terem apontado uma piora na avaliação do governo.

No início de fevereiro, por exemplo, a popularidade dele seguiu tendência de queda que vinha sendo registrada desde setembro de 2020, segundo pesquisa XP/Ipespe.

O levantamento mostrou oscilação entre os consideram a administração ruim ou péssima, parcela que passou de 40% em janeiro para 42% neste mês.

Ainda assim, Bolsonaro continua a criticar governadores e prefeitos que adotam restrições mais duras às atividades e continua a defender o tratamento com medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid.

O presidente rebateu as críticas de Lula quanto à gestão federal no enfrentamento à Covid-19.

"Imagine a pandemia com Lula presidente da República?", questionou ele, ao afirmar que iria ocorrer roubo de recursos. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters