Apesar dos preços dos ativos financeiros estarem subindo rapidamente, as incertezas locais e globais são grandes, segundo analistas do BTG a Bolsa está cara hoje aos 95 mil pontos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No geral, a atividade econômica foi fortemente prejudicada pelas medidas de confinamento social (lockdown) para combater a pandemia e a recuperação pode ser lenta, mesmo que alguns ainda apostem em uma recuperação em forma de V.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No Brasil, agora o BTG Pactual (BPAC11) modela um declínio do PIB de 7% em 2020, seguido de uma recuperação de 3,5% em 2021, o que deixaria o PIB de 2021 ainda bem abaixo dos níveis de 2019 em termos reais.

Sendo assim, é interessante notar que o banco está modelando os lucros consolidados das empresas, exceto Petrobras (PETR3, PETR4) e Vale (VALE3), para contrair 34% em 2020 e recuperar 57% rapidamente em 2021, deixando os lucros de 2021 4% acima de 2019.

Se as projeções do BTG Pactual sobre o PIB de 2021 estiverem corretas, pode haver risco de queda nas estimativas de lucros para 2021.

Talvez mais importante, os impactos da pandemia ainda não atingiram seu pico no Brasil, enquanto as negociações de reabertura já começaram por pura necessidade de as pessoas retornarem ao trabalho.

Nesse contexto, não se pode descartar o risco de segunda (e até terceira) onda de infecção quando a economia reabrir.

Globalmente, o aumento da tensão entre os EUA e a China pode adicionar volatilidade aos mercados.

O banco segue revisando abaixo o mesmo exercício que foi feito na carteira de maio, pois acreditam que isso pode dar aos investidores uma boa noção de como os valuations podem mudar para diferentes níveis de taxas de juros de longo prazo.

O BTG compara suas estimativas pré-crise para o P/L (Preço/Lucro) alvo do Ibovespa com a situação atual.

Naquela época, o cenário base assumia taxas de juros reais de longo prazo de 3%, crescimento real do PIB de 2,0%, inflação de 3,5%, prêmio para manter ações de 3% e ROE de 15%.

Isso deu ao banco um alvo de P/L de 15,9x e um aumento de 23%, considerando o P/L atual de 2021E do Ibovespa de 13,0x.

Mas, se assumirem agora taxas de juros reais de longo prazo de 4,26% (ou seja, o nível atual) e inflação de 2,5%, preservando todas as outras variáveis, é atingido um P/L alvo de 13,4x.

Isso apontaria para um Ibovespa alvo de aproximadamente 90 mil pontos e alta de apenas 3%.

Após os últimos dois meses de recuperação, o Ibovespa está sendo negociado a 16,8x P/L projetados de 12 meses, um grande prêmio à sua média histórica de 12,6x.

grafico-preço-lucro-ibovespa-btg-pactual

Naturalmente, as estimativas de lucros para 2020 foram severamente afetadas pela desaceleração econômica causada pela pandemia.

Nesse momento, olhar para múltiplos de 2021 faz mais sentido, por mais que a projeção de 2021 seja um grande desafio.

De acordo com nossas estimativas, o P/L 2021 e agora é de 12,9x, ligeiramente acima da média histórica.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: BTG Pactual.