O que é Bolha Financeira

Bolha Financeira é um termo que descreve o estado de ativos financeiros que estão supervalorizados sem que haja qualquer justificativa plausível.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem muitas razões para um determinado ativo se valorizar, mas quando isso acontece de forma inesperada e sem haver uma razão, geralmente a causa é especulação.

É válido ressaltar que uma Bolha Financeira não é um fenômeno tão incomum, visto que esta se relaciona bastante com os períodos de alta e baixa da bolsa de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da Bolha Financeira

A primeira bolha financeira que se tem registro iniciou no final do século XVI nos países baixos. O ativo que causou essa crise foi um commoditie, a flor tulipa. 

Essa bolha financeira ficou conhecida como a Mania das tulipas ou Tulipomania. E a cadeia de eventos dessa crise se deu da seguinte forma:

  • Em 1593 as tulipas foram introduzidas na Europa;
  • Como haviam poucos produtores, logo elas foram se tornando artigos de luxo;
  • No auge da “tulipomania” as pessoas vendiam suas propriedades para comprarem um bulbo de tulipas com a intenção de especular;
  • A tulipa era um ativo tão valorizado que foi até criado um mercado de futuro.

É importante ressaltar que existem poucos registros desse período histórico, e por isso alguns historiadores contestam as alegações da “tulipomania”, ou no mínimo a suposta valorização absurda das flores.

Ao longo dos séculos, outras Bolhas Financeiras e crises econômicas se sucederam. As mais conhecidas são A Crise de 1929, A Bolha da Internet e a Crise dos Subprimes.

Causas da Bolha Financeira

Quando um determinado ativo se valoriza muito além do que os registros contábeis indicam que ele vale, isso pode ser o indício do início de uma Bolha Financeira.

O motivo destes ativos estarem se valorizando, por sua vez, são variados. Desde projeções futuras do sucesso da empresa, até mesmo a pura e simples especulação financeira.

Essa especulação pode ou não ser um ato consciente dos investidores. Mas de modo geral, o aumento no valor dos preços de um ativo acontece por causa do efeito de bandwagon.

E não se pode deixar de levar em consideração também a lei da oferta e demanda. Quanto mais unidades um ativo forem adquiridas, mais alto se torna o seu valor.

Assim, ao verem que um determinado ativo está valorizando, as pessoas começam a comprá-lo com o objetivo de ganhar dinheiro rápido.

No entanto, se levado ao extremo, essa tendência de compra faz com o que o ativo tenha uma inflação descontrolada de seu valor.

Essa inflação apenas cessa quando os investidores percebem que eles têm em mãos o papel de uma empresa ruim, ou no mínimo, que não vale aquilo pelo que eles pagarem.

Nesse momento os investidores começam a vender suas ações de forma desenfreada, todos de uma vez, o que faz com que o valor da ação desvalorize de forma abrupta.

Bolsa de valores e Bolha Financeira

Primeiramente é importante entender que a bolsa de valores é um ambiente que possui uma peculiaridade bem interessante, que são os períodos de alta e baixa.

Períodos de alta e baixa, também chamados de Bear Market e Bull Market, são momentos em que o mercado financeiro se vê em tendência de valorização ou desvalorização dos seus ativos.

São períodos que geralmente duram anos, e a conclusão de um período de baixa ou de um período de alta significa o início do outro.

Também vale ressaltar que os períodos de valorização são guiados por um sentimento de otimismo entre os investidores, ou seja, eles compram ativos porque veem estes valorizando. 

E esse comportamento é análogo ao da criação de uma Bolha Financeira. Ainda mais quando a bolha estoura ou o período de alta cessa e uma queda vertiginosa se segue.