O que é Bolha da Internet

A Bolha da Internet é uma bolha especulativa que se deu devido a popularização da internet, a partir de 1991. Terminou-se com o estouro da bolha em 2000.  É também conhecida como a bolha das ponto com. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolha aconteceu devido ao investimento excessivo em ações de empresas de tecnologia, telecomunicações e infraestrutura de TI nos Estados Unidos, que foi seguido pelo colapso da Nasdaq (Bolsa dos EUA). 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é bolha 

Bolha, em um contexto de finanças, se refere a uma situação em que o preço de algo - uma ação, um ativo financeiro, um setor, mercado ou classe de ativos inteiro - excede seu real valor devido à especulação.

Com o aumento da demanda, os preços não aumentam de maneira intrínseca, mas são inflacionados de forma descolada da realidade.  Por isso, toda bolha, inevitavelmente, irá estourar.

O que não se sabe é quando este fenômeno se dará. Bolhas especulativas são difíceis de reconhecer enquanto acontecem, mas parecem óbvias depois que estouram.

Após o estouro, os detentores dos ativos tentam vendê-los de forma massiva, o que faz com que os preços caiam, muitas vezes de forma dramática.

Por isso, na maior parte dos casos, uma bolha especulativa é seguida por um crash dos ativos em questão. Os danos causados pelo fim de uma bolha dependem do ativo e do setor econômico envolvido. 

Formação da Bolha da Internet 

No caso da bolha da internet, o que causou o aumento da demanda por ações de empresas de tecnologia foi o alvoroço em relação às possibilidades de ganhos dessas empresas. 

No período, acreditou-se que o setor de tecnologia era anticíclico e poderia ter crescimento limitado, porque não haveria limitantes tais quais se tinha em setores tradicionais, como indústria.

Além disso, a década de 1990 foi um período de rápido avanço tecnológico em muitas áreas. A comercialização da Internet levou à maior expansão de crescimento de capital que o país já viu.

Empresas na Bolha da Internet 

Algumas empresas de tecnologia aproveitaram os avanços tecnológicos para crescer de forma orgânica, tal como: 

  • Intel
  • Cisco
  • Oracle
  • Dell  

Elas impulsionaram o crescimento real no setor, mas foram as empresas iniciantes que inflaram o mercado de ações em meados da década de 90. 

Muitos investidores começaram a investir cegamente em startups no setor de tecnologia, apenas baseados na crença de que dariam certo por serem do setor de tecnologia. 

Com os mercados de capitais injetando dinheiro no setor, as start-ups estavam em uma corrida para crescer rapidamente: abandonaram a responsabilidade fiscal, inflavam receitas e gastaram uma fortuna em marketing. 

Empresas que apenas possuíam um ponto.com em seu nome,  já viam o preço de suas ações dispararem, mesmo que ainda não tivessem tido lucro, fluxo de caixa positivo ou receitas.

Naquele ano, a maioria das 457 ofertas públicas iniciais (IPO) estava relacionada a empresas de Internet, seguidas por 91 apenas no primeiro trimestre de 2000, ou seja, após o estouro. 

Estouro da Bolha da Internet

Ao longo do final da década de 1990, a bolha da internet foi alimentada por dinheiro barato, capital fácil, excesso de confiança do mercado e pura especulação, até atingir seu ápice em 2000. 

Em 10 de março de 2000, o índice Nasdaq atingiu seu pico, sendo quase o dobro do ano anterior. 

Quando isso ocorreu, várias das principais empresas de alta tecnologia, como Dell e Cisco, colocaram enormes pedidos de venda de suas ações, gerando pânico entre os investidores. 

Em poucas semanas, o mercado de ações perdeu 10% de seu valor. À medida que o capital de investimento começou a secar, as empresas ponto.com começaram a falir e e trilhões de dólares de capital de investimento evaporaram.