O que é Boletim Focus

Boletim Focus é um relatório semanal divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), que resume as projeções e as expectativas do mercado para a economia brasileira. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também conhecido como Relatório Focus ou Focus, o Boletim Focus é publicado toda segunda-feira no site oficial do BC e reúne uma série de indicadores, compilados a partir de uma pesquisa com 140 instituições financeiras.

O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN) e pode impactar as expectativas do mercado em relação aos investimentos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Indicadores do Boletim Focus

O boletim divulga projeções sobre diversos indicadores, com projeções com horizonte de até dois anos. Os principais deles são:

  • IPCA: é o índice que indica a variação dos preços de alimentos e produtos no comércio para o consumidor final. É conhecido como o mais popular índice que mede a inflação.
  • IGPM: outro índice que também mede a inflação, porém considera  preços de diversos produtos e serviços (por exemplo, matérias-primas agrícolas, produtos industrializados e bens e serviços finais). É bastante usado em contratos.
  • Taxa de câmbio: preço das moedas estrangeiras em relação à moeda nacional (por exemplo, o preço do real em relação ao dólar ou euro)
  • Taxa Selic: é a taxa de juros da economia brasileira, que influencia outras taxas de juros e o rendimento de muitos investimentos 
  • Taxa de crescimento do PIB: esse indicador mede o nível da atividade econômica no país e a soma das riquezas produzidas. 

Desde 2021, o Boletim Focus deixou de coletar projeções para os seguintes índices de inflação:

  • IGP-DI
  • IPA-DI
  • IPA-M
  • INPC
  • IPCA-15
  • IPC-Fipe

Também deixou de trazer as taxas médias anuais do câmbio e da SELIC. Segundo o BC, essa decisão foi tomada, porque esses indicadores deixaram de ser importantes para a formação das expectativas econômicas.

Para que serve o Boletim Focus

É válido ressaltar, mais uma vez, que as projeções são um compilado daquelas feitas pelo mercado e não as expectativas do Banco Central. 

Sendo assim, a primeira função do relatório é sinalizar para o Governo quais são as expectativas do mercado sobre o futuro, a fim de direcionar as ações governamentais, em relação às variáveis macroeconômicas. 

Para tomar decisões como aumento dos investimentos públicos ou definição da taxa de juros, os responsáveis do Governo precisam estar cientes dessas estatísticas, a fim de tomar providências coerentes com sua agenda econômica.

Além disso, o relatório também guia a decisão  de investimento dos agentes privados. Pessoas físicas, empresas e investidores consideram a opinião do mercado para tomar suas próprias decisões. 

Cada relatório semanal também vem com um comparativo da segunda-feira anterior e de quatro semanas atrás. Isso permite que agentes públicos e privados verifiquem se a situação está estável ou em mudança. 

Boletim Focus no mercado financeiro

No mercado financeiro, a todo momento os agentes devem tomar decisões.  O investidor deve sempre tomar decisões racionais, considerando o contexto da economia e seus objetivos. 

Nesse sentido, o Focus traz insights sobre o andamento da economia e permite que o  investidor tome decisões bem embasadas

Um exemplo são as expectativas sobre a inflação e a taxa de juros. Essas variáveis afetam a rentabilidade de vários investimentos, como fundos.

Por isso, diferentes cenários podem levar um investidor a perceber um investimento como melhor que outro. 

Considere que as expectativas são de aumento da inflação, por exemplo, e um investidor que possui cotas de um fundo acredita que essa projeção será verdadeira. 

Ele pode escolher por vendê-las ao perceber que o rendimento do fundo não será maior que a inflação. Se muitos investidores tomarem a mesma decisão, isso pode impactar o fundo como um todo.