O que é Boleta

Boleta é uma ferramenta presente nos home brokers que serve para que o investidor registre as suas ordens de compra e venda.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na prática, esta ferramenta se tornou a evolução natural da figura do broker (corretor de valores), permitindo que o trabalho deste seja feito pelo próprio investidor.

É importante notar que cada empresa distribuidora de valores possui a sua própria interface de home broker, e portanto uma boleta diferente. Todavia, as informações básicas são as mesmas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionalidade da Boleta

A principal função da boleta é registrar e organizar as ordens de compra e venda de ativos dentro da bolsa de valores

Essas ordens, por sua vez, podem ser registradas de forma bastante individualizada e personalizada, com a possível aplicação de algumas condições.

O investidor pode registrar uma ordem de compra ou venda baseada:

  • No que se está disposto a pagar pelo ativo;
  • Quantas unidades serão compradas ou vendidas;
  • O tempo de duração que a ordem terá.

E certamente que essas ordens podem ser atribuídas a múltiplos papéis de diferentes empresas sem nenhum prejuízo.

Também é possível adicionar ordens mais específicas que se ativam quando uma determinada condição é verificada, como por exemplo as Stop Gain e Stop Loss.

Stop Loss

A ordem de Stop Loss também pode ser vista como uma estratégia de day trader ou de investidores com muita aversão a perdas.

Ela basicamente consiste na definição de um percentual de desvalorização que, ao ser alcançado, automaticamente vende o ativo.

O objetivo, evidentemente, é impedir que as perdas acabem sendo muito mais elevadas do que o previsto, visto que não é possível prever até quando um ativo se desvalorizará.

Por outro lado, se estamos falando de renda variável, é de se esperar haver uma oscilação grande no valor de um ativo.

Stop Gain

A ordem de Stop Gain possui a função contrária da Stop Loss, ou seja, ela executa a venda de um ativo quando este chega a um determinado percentual de valorização.

Na prática, a lógica do Stop Gain é a mesma do Stop Loss, servindo para o investidor se prevenir de ficar muito ganancioso e perder o momento certo de lucrar.

Porque, novamente, é impossível dizer até quando um ativo irá se valorizar até que finalmente comece a se desvalorizar. 

Pensando por esse lado, o Stop Gain é uma forma de tentar estimar o máximo possível de valorização, garantindo um lucro mínimo.

Entretanto, essa estratégia pode falhar caso o ativo nunca se valorize até aquele patamar. Por isso, mesmo com ordem de Stop Gain, ainda é recomendável acompanhar o mercado.

Com qual ativo usar a Boleta

A boleta pode ser utilizada praticamente com qualquer ativo que esteja disponível para a negociação na bolsa de valores. E isso inclui, mas não se limita a:

A importância da Boleta

De modo geral a boleta empoderou os investidores e os tornou mais independentes, excluindo da equação a figura do corretor, e com isso gerando economia com taxas

Hoje em dia, inclusive, a maioria absoluta dos investidores que operam na bolsa de valores fazem uso de uma boleta para registrarem suas ordens.

E mesmo aqueles investidores que terceirizam as suas operações para algum representante, este representante faz uso da boleta para dar as ordens.

E isso só é possível porque a forma como a Boleta dispõe as suas funções a torna uma ferramenta fácil e acessível, deixando pouca margem para erros ou interpretações.

Em todo caso, o investidor deve observar que algumas vezes a boleta que se usa para negociar um ativo pode ser diferente para se negociar outro.