O que é BofA

BofA é uma sigla para Bank of America, um dos maiores bancos estadunidenses, que possui sede em Charlotte, na Carolina do Norte, mas que atua em mais de trinta países. Outra sigla para Bank of America é BoA.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O BoA ocupa a 25ª posição na lista Fortune 500 da Forbes, que lista as maiores corporações dos EUA. Os principais concorrentes do Bank of America são: 

  • Wells Fargo
  • Santander
  • PNC Financial Services
  • Ally Financial
  • Chase Bank
  • Citigroup 

Apesar da concorrência, o Bank of America é a segunda maior holding bancária e a quinta maior empresa dos Estados Unidos em termos de receitas totais. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do BofA

Parte do Bank of America surgiu em 1784, que passou por diversas fusões e aquisições. O Bank of America - já com esse nome - surgiu com a formação do Bank of America, em Los Angeles, em 1923. 

Em 1928, o banco foi adquirido pelo Bank of Italy de San Francisco, que assumiu o nome de Bank of America dois anos depois.

O banco expandiu por toda Califórnia, ao longo da primeira metade do século XX, especialmente quando novas tecnologias permitiram a vinculação direta de cartões de crédito a contas bancárias individuais. 

Em 1958, o banco introduziu o BankAmericard, que mudou seu nome para Visa em 1977. Uma coalizão de associações regionais de cartões bancários introduziu o Interbank em 1966 para competir com o BankAmericard. 

O Interbank tornou-se Master Charge em 1966 e depois MasterCard em 1979. 

O Bank of America se expandiu para  fora da Califórnia em 1983, com a aquisição do Seafirst Corporation de Seattle

O BofA operou com a nova subsidiária como Seafirst (em vez de BofA) até 1998, quando se deu a aquisição por parte da NationsBank. Essa foi a maior aquisição de um banco da história, na época.

No contexto da crise de 2008, o BofA anunciou a intenção de adquirir o Merrill Lynch & Co., Inc

Quando a aquisição se deu, o Merrill Lynch estava à beira do colapso e a aquisição o salvou da falência. Na época, essa aquisição tornou o Bank of America a maior empresa de serviços financeiros do mundo.

BofA nos Estados Unidos

Apesar da participação global, a principal presença do BoF é nos Estados Unidos, onde atende uma em cada duas residências na América. 

Além disso, o BofA atende aproximadamente 66 milhões de clientes consumidores e pequenas empresas por meio de suas 4,3 mil  agências e 17 mil caixas eletrônicos. 

Isso garante que os estadunidenses possam ter acesso ao dinheiro independente de onde estiverem nos Estados Unidos. 

O banco tem a maior participação no mercado de depósitos do consumidor nos EUA e é o principal credor para pequenas empresas.

Impacto do BofA no mercado financeiro

Além dos serviços bancários, o BofA também realiza projeções sobre diversos temas que têm alcance global. Um bom exemplo são as projeções sobre o PIB Brasileiro.

O banco também lança relatórios com recomendações de ações no setor financeiro, com pareceres sobre a valorização das empresas no Ibovespa, no Brasil. 

Acompanhar esses relatórios é importante para os investidores, porque a opinião de uma instituição do tamanho do Bank of America impacta nos comportamento dos investidores.

É válido considerar que por vezes, o mercado financeiro se vê impactado pelo efeito manada e a opinião de apenas um agente pode fazer com que vários outros optem por agir rumo à mesma direção. 

Investir no BofA

O Bank of America possui capital aberto e é possível adquirir suas ações na  Bolsa de Nova York (NYSE). A empresa está listada nos principais índices acionários globais, como o S&P 500 e o Dow Jones.

Por estar apenas na Bolsa de Nova York, é preciso abrir uma conta em uma corretora internacional para comprar os papéis da empresa.