O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) trabalha na estruturação da capitalização da holding estatal Eletrobras (ELET3), com o objetivo de "viabilizar a privatização" da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No momento, não avalia vender suas ações na companhia junto da operação, afirmou nesta quinta-feira, 13, o diretor de Privatizações da instituição de fomento, Leonardo Cabral.

"O BNDES, hoje, não está avaliando a hipótese de vender ações em conjunto com a oferta. O nosso foco é realizar o aumento de capital da Eletrobras para que ela pague a sua descotização", afirmou Cabral, em apresentação online para comentar os resultados financeiros do primeiro trimestre.

O diretor do BNDES reafirmou que a continuidade do trabalho de estruturação da operação da Eletrobras depende da conversão em lei da Medida Provisória (MP) que autoriza a venda do controle da holding pela União.

Cabral lembrou que o prazo final para a MP ser convertida termina em 22 de junho. O executivo também reafirmou as perspectivas de cronograma.

Com a aprovação da MP em junho, é possível chegar ao fim do ano com a operação estruturada.

O BNDES mira a "janela de mercado" entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 para fazer a capitalização, reafirmou Cabral, como já foi sinalizado em outras ocasiões.

Sobre o modelo da privatização, Cabral reafirmou que a União seguirá com participação na Eletrobras, mas será diluída.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O executivo disse que a equipe do BNDES entende que o uso de uma "golden share" seria, sim, um veículo para a União ter poderes especiais nas decisões da empresa, mas ressaltou que esse ponto está em discussão na conversão da MP em lei no Congresso.

Resultado da Eletrobras no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Eletrobras (ELET3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 12 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 1,6 bilhão no 1t21, um crescimento de 31% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 4,9 bilhões no 1t21, apresentando crescimento de 30% na comparação com o 1t20.

A margem Ebitda da Eletrobras totalizou 60% no 1t21, apresentando crescimento de 10 ponto percentual na comparação com o 1t20. 

A Margem líquida da Eletrobras atingiu 19,6% no 1t21, apresentando alta de 15,2 ponto percentual na comparação com o 1t20.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam alta de 13,15% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 117,19% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.