O que é bloco econômico

Bloco econômico é a associação feita por dois ou mais países com o objetivo de integrar as economias e reduzir os impostos de importação e exportação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os países que são membros do bloco econômico sempre vão acabar possuindo uma certa vantagem em relação à isenção de tarifas alfandegárias e um maior apoio em crises econômicas.

É válido ressaltar que esses blocos sempre são constituídos por países que possuam afinidades culturais entre si.

Por sua vez, alguns economistas afirmam que viver fora de blocos econômicos é como não estar presente no mundo do comércio.

Sendo assim, a criação dos blocos surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, porém só se tornou consolidada após a Guerra Fria.

No começo, os blocos econômicos eram vistos como um impedimento para a globalização, pois sempre houve a impressão de que apenas o grupo de países dos blocos econômicos se fortaleceriam.

Porém o que houve foi justamente o contrário. A criação de blocos econômicos acabou levando a economia global a outro patamar.

O surgimento de acordos econômicos acabou potencializando o comércio no mercado financeiro por meio de estratégias que procuram diminuir os efeitos da concorrência.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de blocos econômicos

Para compreender melhor como os blocos econômicos funcionam é importante compreendermos melhor como eles, afinal, são criados.

Vale ressaltar que existem vários blocos econômicos espalhados pelo mundo e cada um deles possui um nível diferente de integração.

O ato de integração dos países aos blocos econômicos, é o fato de estabelecer relações econômicas entre as diferentes nações, no fim das contas.

Sendo assim, é possível distinguir os blocos econômicos das seguintes maneiras:

  • Zona de livre comércio: ocorre quando há a liberação de mercadorias para os limites territoriais do bloco. Essa integração visa apenas os produtos e o lucro em cima deles.
  • União aduaneira: é a evolução do livre comércio. Com a liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) em relação aos países fora do bloco.

O que significa que quando um país precisar negociar com outro fora do bloco, haverá uma taxa.

  • Mercado comum: é o modelo de bloco econômico que possui a integração mais evoluída. É um modelo que procura ampliar e padronizar leis trabalhistas, além da livre circulação de pessoas.

Por sua vez, empresas nacionais acabam expandindo seus negócios para blocos de países em diferentes níveis de integração.

  • União econômica e monetária: esse modelo se refere à adoção de uma moeda para os países integrantes do bloco, como é o caso do euro que foi adotado pela União Europeia em 2002.

Principais blocos econômicos atuais

A União Europeia (UE) é o principal bloco econômico da atualidade, o qual conta com 27 países membros em 2020.

Pelo fato de apresentar um alto dinamismo comercial, também conta com um grande nível organizacional.

Os países membros da UE são respectivamente:

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Um outro bloco econômico de grande destaque é o da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), o qual é constituído pelos países:

  • Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Também merece destaque os blocos do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o “North America Free Trade Agreement” (NAFTA).

Em relação ao Mercosul, fazem parte os seguintes países:

  • Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

Em relação ao NAFTA, fazem parte: Estados Unidos, Canadá e o México.

Por fim, a Ásia-Pacific Economic Cooperation (APEC) também está em destaque com 21 países:

  • Austrália, Brunei, Canadá, Cingapura, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.