O que é Black Monday

Black Monday é um termo muito usado para se referir a um dia considerado histórico no mercado de ações, o qual foi marcado por fortes quedas nas Bolsas ao redor do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse termo da língua inglesa significa literalmente “Segunda-Feira Negra”, e se refere à data de 19 de outubro de 1987.

Por conta do episódio atingir também as economias da Ásia e Oceania, ela é referida como Black Tuesday em alguns países (Terça-Feira Negra).

Vale ressaltar que, ocorreram outras consequências devido à Black Monday, pois, enquanto alguns mercados conseguiram se recuperar rapidamente do episódio, outros levaram alguns anos, e alguns entraram em recessão.

Por sua vez, mesmo as empresas que acabaram não sofrendo tão fortemente o impacto do episódio, precisaram criar soluções que são usadas até hoje por conta da forte queda.

Em relação ao fato que ocorreu, é válido ressaltar que atualmente não foi encontrado ainda o fator crucial que culminou no evento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Causas da Black Monday

Entre as principais causas da Black Monday, dois grupos se definem como os principais culpados: os de ordem histórica e os de emocional.

Ou seja, de um lado existem fatos históricos que estão intrinsecamente ligados aos eventos que culminaram no episódio.

Por outro lado, existem algumas questões que são subjetivas e consequentemente acabam abalando a confiança de grande parte dos operadores.

É válido ressaltar que não se fala em uma causa principal, mas em uma somatória: todos esses fatores, podem acabar em maior ou menor grau e acabam levando a um maior desespero dos investidores.

Por conta da lei que existe de oferta e demanda, ao tentar se desfazer de um grande número de títulos, eles acabam tendo os seus preços derrubados.

E o preço em queda se mostrou extremamente exorbitante. Acompanhe a seguir o percentual de queda nos mercados americanos, europeus e asiáticos:

  • Nos Estados Unidos a queda foi de aproximadamente 22,8%;
  • No Reino Unido, em 31%;
  • Em Hong Kong, 45,5%;
  • Na Nova Zelândia, em 60%.

Como visto acima, os efeitos do episódio acabaram sendo sentidos em todo o planeta.

Vale destacar alguns eventos relacionados ao fenômeno, os quais são:

Reavaliação do bull market: em 1987 o mercado financeiro acabou enfrentando um grande período de altas que surgiu nos anos 80.

Essas altas acabaram sendo impulsionadas pela tecnologia e pela inclusão dos computadores pessoais no mercado.

Ao ser sugerida uma tendência de queda, a credibilidade dos títulos acabou sendo questionada, e por conta disso, os investidores acabaram entrando em pânico.

Grande tensão política: por conta da Revolução Islâmica que ocorreu em 1979, os Estados Unidos e o Irã acabaram sofrendo algumas desavenças.

Poucos dias antes de chegar a Black Monday, as forças iranianas acabaram atacando bases petroleiras dos EUA, o que acabou afligindo o mercado financeiro.

O fator trading: como dito anteriormente, os computadores pessoais se popularizaram nos anos 80.

Por conta disso, acabou surgindo o program trading, que nada mais é do que operações realizadas pelo computador para compra de ações.

Acredita-se que os sistemas computacionais da época acabaram se livrando de alguns títulos para evitar maiores prejuízos.

É válido ressaltar que algumas outras causas podem estar atreladas a Black Monday, tais como: o comportamento das bolsas asiáticas, desvalorização do dólar, etc.

Por sua vez, tudo o que foi mencionado são sugestões de especialistas no assunto que foram feitas no decorrer dos anos. Não há um consenso que determine a causa principal.

Consequências da Black Monday

O mercado acabou adotando algumas políticas para lidar melhor com a Black Monday. E consequentemente, também se encontra mais preparado para lidar com algo do gênero.

A Black Monday, por sua vez, acabou gerando uma série de cortes de gastos no governo dos EUA, além de adotar outras medidas de caráter contracionista na esfera pública.