O Bitcoin (BTC) está a caminho de registrar sua pior perda trimestral em mais de uma década.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

A maior criptomoeda do mundo perdeu cerca de 58% de seu valor no segundo trimestre de 2022, segundo dados da CryptoCompare. 

O Bitcoin caiu de US$ 45.524 no início do trimestre e estava sendo negociado a cerca de US$ 18.000 na quinta-feira, último dia do período de três meses, segundo dados da CoinDesk.

Este é o pior desempenho trimestral do bitcoin desde o terceiro trimestre de 2011, quando perdeu 68,1% de seu valor.

Apenas em junho a cripto caiu 39,8% e se aproxima do seu pior mês desde 2010, quando ficou disponível nas exchanges, mostram dados da Coin Metrics.

Enquanto isso, o ether (ETH) caiu 69,3% no segundo trimestre e está a caminho do pior trimestre já registrado, desde o início em 2015, de acordo com dados da Coin Metrics.

O que está acontecendo

Os preços das criptomoedas estão sob intensa pressão neste trimestre em meio à inflação desenfreada que fez com que os bancos centrais de todo o mundo aumentassem as taxas de juros levando a uma liquidação de ativos de risco, como ações e moedas digitais.

A queda nos preços também expôs problemas com várias empresas e projetos de criptomoedas, particularmente aqueles no espaço de empréstimos e empresas altamente alavancadas.

Uma série de questões de alto perfil vieram à tona durante o trimestre.

Em maio, a stablecoin algorítmica terraUSD entrou em colapso junto com seu token irmão luna. 

Então, em junho, a empresa de empréstimo de criptomoedas Celsius pausou os saques para seus clientes citando “condições extremas de mercado”.

Enquanto isso, a exchange de criptomoedas CoinFlex interrompeu as retiradas de clientes na semana passada, também citando “condições extremas de mercado”. 

A crise de liquidez também atingiu o proeminente fundo de hedge de criptomoedas Three Arrows Capital, que entrou em liquidação , informou a CNBC.

Esta última crise está sendo descrita como um novo “inverno cripto” e também impactou o crescimento e a contratação nas empresas. Coinbase e BlockFi anunciaram planos para demitir funcionários.

Fonte: CNBC

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022.