O que é BIRD

BIRD é uma sigla para “Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento” que nada mais é do que uma instituição financeira do Banco Mundial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A organização que possui a sua sede em Washington, tem por objetivo conceder empréstimos a alguns países com a finalidade de promover o seu desenvolvimento.

Sendo assim, ela acaba sendo atrelada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale ressaltar que o dinheiro que é emprestado a juros mais baixos, acaba sendo proveniente de títulos do mercado internacional de capitais.

Ou seja, é função do BIRD destinar esse dinheiro para cumprir a meta do próprio banco que é a de reduzir a pobreza.

A associação, como parte da ONU, acaba possuindo em seu corpo administrativo representantes de diversos países, 187 aproximadamente.

Eles se mostram responsáveis pela administração da instituição e da Junta Governativa do Banco Mundial, que se mostra composta por um representante de cada país membro.

Por sua vez, a Junta de Diretores, que é composta por uma equipe técnica do próprio Banco, se mostra como responsável por lidar com os empréstimos financeiros.

Sendo assim, essa junta acaba sendo atrelada à administração do Banco.

Porém, fazer parte da ONU não torna o Banco Mundial dependente das deliberações da Organização para realizar suas ações.

Além disso, todos os processos são tomados pelos países-membros que são acionistas da organização.

Ou seja, assim como um banco privado, a BIRD possui os seus próprios acionistas que acabam investindo no Banco em si.

A organização também acaba oferecendo vários produtos e serviços financeiros, assim como qualquer outra instituição.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Surgimento do BIRD

A organização surgiu após a 2ª Guerra Mundial, em um período em que muitos países da Europa se mostravam completamente devastados por conta do clima político.

Por conta disso, em 1944, acabou sendo criado o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRDS) que tinha o objetivo de dar suporte aos países que sofreram com a Guerra.

O primeiro empréstimo acabou sendo concedido no ano de 1947, e tinha como objetivo auxiliar a França em seus projetos.

Posteriormente, foram implementadas várias ações para auxiliar os demais países que sofreram com os desastres da 2ª Guerra Mundial.

Vale ressaltar que, durante as décadas de 40 e 50, o BIRD foi responsável por uma série de projetos para reerguer as indústrias da Europa.

Após esse enorme processo de reconstrução da Europa, o BIRD acabou passando por uma grande mudança em seu objetivo enquanto instituição.

E foi justamente nesse momento que a instituição acabou se integrando ao Banco Mundial.

Dentre várias coisas, o BIRD acaba proporcionando apoio à iniciativa privada, saúde, educação e principalmente foco na inclusão social.

Ações do BIRD no Brasil

De acordo com a plataforma digital das Nações Unidas, o Banco Mundial, apoia o governo brasileiro há aproximadamente 60 anos por meio de diversos financiamentos.

Esses recursos acabam sendo revertidos para vários outros setores, tais como: infraestrutura, gestão pública e saúde.

Por sua vez, como uma ação que se mostra mais concreta para diminuir a pobreza no Brasil, o BIRD é um apoiador do programa Bolsa Família e vários outros projetos sociais.

Em relação ao Banco Mundial, cabe a ele o papel de recolher os relatórios das atividades da BIRD no Brasil para determinar o segmento de suas atividades.

Por sua vez, a instituição acaba sendo formada por indivíduos de vários países que integram o Banco Mundial, sendo que dentro deste há pesos diferenciados para os mais diferentes países.

A instituição acaba emprestando dinheiro a juros muito baixos para o Brasil, o acaba facilitando muito as negociações financeiras entre o BIRD e o nosso país

.Considerando o que foi dito, fica claro que a instituição acaba possuindo papel fundamental não só no Brasil, mas também nos outros países em que atua.