O filantropo bilionário Bill Gates disse na quarta-feira (13) que planeja doar toda a sua fortuna para a organização filantrópica dele e de sua ex-mulher, a Fundação Bill e Melinda Gates.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Em um tópico no Twitter, o cofundador da Microsoft anunciou que estava doando US$ 20 bilhões para o fundo da fundação este mês.

"Ao olhar para o futuro, pretendo dar praticamente toda a minha riqueza à fundação", disse Gates. 

"Vou descer e eventualmente sair da lista das pessoas mais ricas do mundo."

Ele também agradeceu ao famoso investidor bilionário Warren Buffett por sua contribuição de longa data à Fundação e disse que sua "incrível generosidade é uma grande razão pela qual a fundação conseguiu ser tão ambiciosa".

Buffett, Gates e Melinda French Gates fundaram uma iniciativa chamada The Giving Pledge em 2010 como um "movimento de filantropos que se comprometem a doar a maior parte de sua riqueza para filantropia ou causas de caridade, durante suas vidas ou em seus testamentos". 

Suas assinaturas conquistaram mais de 200 bilionários em todo o mundo.

“Tenho a obrigação de devolver meus recursos à sociedade de maneiras que tenham o maior impacto para reduzir o sofrimento e melhorar vidas”, escreveu Gates. 

"E espero que outros em posições de grande riqueza e privilégio também se destaquem neste momento."

Gates há muito fala sobre a necessidade de doar sua riqueza, citando uma crença ao longo da vida em abordar questões globais como as mudanças climáticas. 

Ele até disse que sua riqueza não passará para seus filhos se tornarem bilionários, já que ele está doando muito dela.

Ele tem um patrimônio líquido de US$ 114 bilhões, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg.

Fonte: Business Insider