Bill Gates: Economize Como Pessimista e Invista Como Otimista
| ,

Bill Gates: Economize Como Pessimista e Invista Como Otimista

Conheça a lição financeira do bilionário Bill Gates para economizar como pessimista e investir como um otimista.

Por
Atualizado em 12/01/2021

Se você deseja atingir a independência financeira, já deve saber que dois hábitos são fundamentais para atingir essa meta, é preciso que você economize e invista seu dinheiro.

Para ter sucesso financeiro nessa trajetória, também é essencial estudar sobre os ensinamentos de pessoas bem sucedidas.

Os conselhos de quem já alcançou a riqueza podem ser poderosos, podendo ser ainda mais relevantes quando são dados por uma das 10 pessoas mais ricas do mundo.

Por isso, o site CNBC Make It explicou uma das dicas mais importantes para o bilionário Bill Gates, cofundador da Microsoft, que possui patrimônio líquido de US$ 121,4 bilhões.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Então, você está pronto para conhecer a lição financeira de Bill Gates para economizar como pessimista e investir como um otimista?

Leia até o final e entenda como as probabilidades atuam nos resultados das suas finanças pessoais.

Bill Gates Economizou Como Pessimista

Talvez muitas pessoas não saibam, mas parte do segredo do sucesso da Microsoft se deu porque Bill Gates economizou como pessimista durante os primeiros anos da empresa.

O bilionário abandonou a faculdade aos 19 anos porque acreditava que um computador deveria estar em cada mesa e em cada casa.

Para fazer uma mudança tão drástica, investindo muito dinheiro e tempo em algo, é preciso ter uma confiança implacável em suas habilidades.

Mas havia outro lado de Gates, o pessimista.

Desde o dia em que iniciou a Microsoft, ele insistiu em sempre ter dinheiro suficiente no banco para manter a empresa ativa por até 12 meses sem gerar receita.

Como resultado, Gates errou por excesso de cautela.

“Eu sempre tive que ter cuidado para não contratar muitas pessoas”, disse ele em uma entrevista de 2017 no The Ellen DeGeneres Show.

“Eu sempre precisei estar preocupado, porque as pessoas que trabalhavam para mim eram mais velhas do que eu e tinham filhos”, contou ele.

 Segundo Gates, ele sempre pensava: “E se a empresa não ganhar dinheiro? Serei capaz de cumprir a folha de pagamento?”

Segredo da Riqueza

Lição Financeira de Otimismo e Pessimismo

Desde o início de sua empresa, o bilionário Bill Gates considera poderosa a lição financeira de otimismo e pessimismo coexistindo nas finanças pessoais.

Se você olhar bem, verá otimismo e pessimismo próximos um do outro em praticamente qualquer empresa e carreira de sucesso.

Eles podem parecer opostos, mas na verdade trabalham juntos para manter tudo em equilíbrio.

O que Gates entende é que você só pode ser otimista no longo prazo se for pessimista o suficiente para sobreviver no curto prazo.

A melhor maneira para a maioria das pessoas aplicar isso é economizando como um pessimista e investindo como um otimista.

→ Você é Livre Financeiramente? Clique Aqui e Baixe o Guia para Chegar à Liberdade Financeira

Economize Como Pessimista

Parte da lição de Bill Gates sugere que você economize como pessimista.

Esse conselho está relacionado ao matemático britânico John Littlewood, que criou a Lei dos Milagres.

A regra matemática afirma que, no curso da vida de qualquer pessoa, milagres acontecem a uma taxa de aproximadamente um por mês.

Lei de Littlewood

O físico Freeman Dyson, explica a lei a partir da taxa de eventos diários:

“Durante o tempo em que estamos acordados e empenhados em viver nossas vidas, cerca de oito horas por dia, vemos e ouvimos coisas acontecendo a uma taxa de uma vez segundo”.

“Portanto, o número total de eventos que acontecem conosco é de cerca de 30 mil por dia, ou cerca de 1 milhão por mês”, considera Dyson.

Ele continua: “com poucas exceções, esses eventos não são milagres porque são insignificantes.”

“A chance de um milagre é de cerca de um por milhão de eventos. Portanto, devemos esperar cerca de um milagre acontecer, em média, a cada mês”, indica Dyson.

A ideia de que eventos incríveis acontecem por causa de estatísticas óbvias é importante, porque a verdade é válida para eventos terríveis também.

Pense em acontecimentos de 100 anos: inundações, furacões, terremotos, crises financeiras, fraudes, pandemias, colapsos políticos, recessões econômicas e assim por diante.

Um “evento de 100 anos” não significa que aconteça a cada 100 anos.

Isso significa que há cerca de 1% de chance de ocorrer em um determinado ano.

Isso parece baixo. Mas quando há centenas de eventos independentes de 100 anos, quais são as chances de qualquer um deles ocorrer em um ano próximo? Muito altas, na verdade.

Chances de Desastres pelo Caminho

Se houver 1% de chance de uma nova pandemia desastrosa, de uma enchente catastrófica ou de colapso político, então as chances de que algo ruim aconteça são desconfortavelmente altas.

A Lei de Littlewood nos diz para esperar um milagre a cada mês e o outro lado é esperar um desastre com a mesma frequência.

Seguindo a história, a economia mundial quebra cerca de uma vez a cada 10 anos, em média.

Às vezes parece que foi apenas azar repentino, mas frequentemente, é apenas a Lei de Littlewood em ação.

Um bilhão de coisas diferentes podem dar errado, então, provavelmente, pelo menos uma delas poderá causar estragos a qualquer momento.

Economizar  como um pessimista significa que você reconhece as estatísticas de como as más notícias são comuns.

Desastres são comuns a nível global, nacional, local, empresarial e até pessoal.

Portanto, economize muito, sabendo que com certeza você precisará de uma reserva de emergência para lidar com o próximo imprevisto ou problema financeiro.

Seja um pouco paranoico, sabendo que as suposições que você mantém hoje podem se desfazer amanhã.

Lembre-se de que você precisará de uma margem financeira de segurança para superar erros e seguir em frente.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Invista Como Otimista

Assim como no hábito de economizar, a preocupação com as probabilidades faz com que Bill Gates aconselhe que você invista como otimista.

Mais pessoas e empresas tentam evitar problemas financeiros do que se meter em cenários de adversidades.

Mas as chances indicam que você terá um progresso de longo prazo, em meio a frequentes retrocessos de curto prazo.

Isso vem acontecendo há milhares de anos na história da humanidade: resolvemos um problema e passamos para o próximo, pouco a pouco.

Como o progresso é cumulativo, mas os retrocessos são temporários, as chances de longo prazo tendem para o crescimento. E é simplesmente assim.

No blackjack, por exemplo, cassinos geralmente têm uma vantagem de 0,5% sobre os jogadores, o que é suficiente para garantir que as casas de jogos ganhem com o tempo.

Já os melhores contadores de cartas dão a si próprios cerca de 2% de vantagem sobre a casa, o que é suficiente para garantir que eles ganhem com o tempo.

Na economia não é diferente.

Enquanto mais pessoas tentarem prosperar financeiramente, as chances de longo prazo estarão a favor da economia.

E isso quase sempre acontece, porque os erros, como as recessões ou as guerras, alimentam a resolução de problemas.

Quando as probabilidades estão a seu favor, a solução se torna exponencial, como os juros compostos.

Se as probabilidades estão a seu favor e você pode mantê-las assim por muito tempo, então você não deve ser apenas um otimista.

Você deve ser um super otimista, totalmente desenvolvido e impetuoso.

Dessa forma, todo bom investimento se resume a sobreviver a uma cadeia inevitável de contratempos de curto prazo para desfrutar do progresso e da capitalização de longo prazo

→ Você é Livre Financeiramente? Clique Aqui e Baixe o Guia para Chegar à Liberdade Financeira

Se você ainda não sabe como começar a aplicar seu pessimismo, é importante iniciar por um planejamento financeiro, para identificar como economizar mais.

Já para praticar o seu otimismo, comece entendendo o que é perfil de investidor e realizando o teste de perfil de investidor para saber como evitar riscos desnecessários.

Para ajudar você a começar a investir como Bill Gates, também baixe uma cópia gratuita do livro digital “Como Começar a Investir do Zero” e comece sua jornada rumo à independência financeira você também.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE