O bilionário Warren Buffett é um dos investidores mais respeitados da história, graças a um histórico regular de obter rentabilidade astronômica ao longo de várias décadas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Buffett parece ser o tipo de especialista que você deve procurar para obter dicas de investimentos, porém ele mesmo desaconselha isso aos investidores que buscam independência financeira

O site CNBC revelou porque o megainvestidor recomenda que as pessoas não procurem escutar diversas sugestões na hora de definir onde e como investir.

Então, você está pronto para entender como aprender a investir com Warren Buffett sem precisar seguir todos seus conselhos?

Leia até o final e descubra como investir no longo prazo e o que fazer antes de comprar ações.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Cuidado com os conselhos

Quando Warren Buffett aponta alguns dos maiores erros de investimento que vê as pessoas cometerem, ele critica quem busca dicas com ele.

“Qualquer pessoa em busca de conselhos nunca deve ouvir pessoas como eu”, afirmou o bilionário ao Yahoo Finance.

Claro, o bilionário de 90 anos pode ter dado uma resposta um pouco inesperada.

Mas, mais do que isso, Buffett estava basicamente sugerindo que os investidores devem ter cuidado para não serem reacionários ou imediatistas demais.

“Nunca dê ouvidos a pessoas como eu, nem leia jornais, nem faça nada influenciado por isso ”, disse Buffett.

Buffett já indicou que os investidores nem sempre devem confiar em previsões financeiras porque ele diz que geralmente não é seguro.

Segundo o megainvestidor, é difícil ter certeza com quem sugere que sabe para que lado os ventos do mercado financeiro vão soprar no futuro.

“Não presto atenção ao que dizem os economistas, francamente…”, disse ele em 2016.

“Se você olhar a história dos economistas, eles não ganham muito dinheiro no mercado de ações, mas  pessoas que compram e vendem ações os ouvem, tenho alguns problemas com isso”.

O valor da paciência

Claro, Warren Buffett tem sabedoria de sobra para oferecer e ele diz que seu conselho de investimento é simplesmente: seja paciente e não invista apenas em um setor.

Em outras palavras, é preciso diversificar seus investimentos comprando ações de empresas em um amplo espectro de setores que compõem a economia.

Assim, em vez de apenas comprar ações de tecnologia ou varejo, por exemplo, você poderá ver seu dinheiro mais seguro.

“Você deve distribuir o risco até as empresas específicas em que está por possuir sejam  um grupo diversificado”, disse Buffett em 2017.

Mas Buffett também deixa claro que acha que um bom investidor sempre pensa a longo prazo.

“Mudar de lugar não é inteligente para investir”, disse Buffett ao Yahoo Finance.

Ele acrescentou  que muitos investidores cometem o erro de comprar e vender ações constantemente.

Em vez de segurar seus investimentos, as pessoas acabam não dando tempo para seus ativos amadurecerem e potencialmente dar-lhe mais dinheiro com o tempo.

Neste assunto, um fator importante, tanto para quem já investe ou para quem busca rentabilizar seu patrimônio, é conhecer o seu Perfil de Investidor.

Realizando o teste de perfil online você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.

Investidor de longo prazo

Warren Buffett é famoso por ser um investidor de longo prazo que acredita em manter seus investimentos por anos para maximizar seu valor.

Isso porque o mercado de ações sempre vem com uma certa volatilidade, e os preços de suas ações geralmente aumentam e caem com frequência, dia após dia.

Portanto, “é importante não se envolver muito nas últimas flutuações do mercado de curto prazo”, diz Buffett.

“Algumas pessoas não deveriam possuir ações porque ficam muito chateadas com as flutuações de preços”, disse Buffett em fevereiro de 2018.

“Se você vai fazer coisas impulsivas porque suas ações estão caindo, você não deve possuir um estoque em tudo.”

No final das contas, diz Buffett, se você mantiver uma seleção diversificada de ações por tempo suficiente, o mercado acabará tendo uma tendência de alta.

“Eu sei o que os mercados farão em um longo período de tempo: eles irão subir”.

“Mas em termos do que vai acontecer em um dia ou uma semana ou um mês ou um ano, nunca achei que soubesse e nunca achei que fosse importante”, disse Buffett a CNBC em 2016.

Para ajudar você a investir em ações a longo prazo, como faz Warren Buffett, baixe aqui uma cópia gratuita do livro digital “As 3 Melhores Ações Para Investir Hoje”.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.