A pessoa mais rica de África abriu uma das maiores refinarias de petróleo do mundo na Nigéria, informou o Business Insider.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Aliko Dangote, o bilionário fundador e presidente do conglomerado multinacional Grupo Dangote, abriu a Refinaria de Petróleo Dangote em uma tentativa de ajudar a tornar a Nigéria autossuficiente em combustível.

A refinaria de US$ 19 bilhões, na cidade costeira de Lekki, perto de Lagos, sofreu anos de atrasos e contratempos, mas finalmente iniciou a produção na semana passada.

Aparecendo no The David Rubenstein Show em 2020, Dangote disse que o petróleo representava cerca de 90% das divisas da Nigéria e 60% das receitas do governo.

No entanto, o país rico em petróleo importa a maior parte do seu combustível devido à falta de instalações de refinação. 

Isto é algo que a nova refinaria de Dangote pretende mudar, produzindo eventualmente até 650 mil barris por dia.

Rafiq Raji, associado sênior do Programa África do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, disse ao Business Insider que ficaria "extremamente surpreso" se a refinaria pudesse produzir pelo menos 100 mil barris por dia no início, e é improvável que opere em capacidade total antes de 2027.

“Os rendimentos serão extremamente abaixo do ideal” no “atual estágio de conclusão”, disse Raji, acrescentando que “eles ganhariam mais dinheiro simplesmente vendendo o petróleo bruto”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Aliko Dangote?

Aliko Dangote nasceu em uma rica família nigeriana como bisneto de Alhassan Dantata, um dos homens mais ricos da África Ocidental.

Ele estudou administração na Universidade Al-Azhar, no Egito, antes de retornar à Nigéria para abrir uma empresa comercial de cimento, que se transformou no Dangote Cement, o maior produtor de cimento da África.

Dangote disse que o título de homem mais rico da África trazia “muita bagagem” e muitas demandas, mas ele viu isso como algo positivo, pois gosta de retribuir à sociedade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dangote está envolvido em vários empreendimentos filantrópicos, incluindo a tentativa de erradicar a poliomielite em África com a ajuda de Bill Gates e a construção de um hospital de "classe mundial" na Nigéria.

Em uma postagem em seu blog pessoal em junho, Gates disse que teve “sorte de chamar Aliko Dangote de amigo por muitos anos”, acrescentando que eles tinham “muito em comum: nós dois começamos negócios de sucesso e então, pelo segundo atua na vida, optamos por iniciar fundações destinadas a melhorar a saúde e a educação."

Gates disse que Dangote apoiou a Fundação Bill & Melinda Gates e ajudou a trabalhar com ela em áreas como "desnutrição, fortificação alimentar e poliomielite".

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.