O que é Big Four

Big Four é o nome dado a um grupo específico de empresas líderes globais que atuam no segmento de contabilidade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse termo surgiu durante a década de 1990, por conta do fato do seleto grupo de companhias ser constituído por quatro organizações da área de contabilidade.

É válido ressaltar que em anos anteriores, a seleção de organizações já recebeu a alcunha de “The Big Eight”, pelo fato de ser composta por oito grandes empresas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Serviços do Big Four

Sendo assim, cabe informar que atualmente as companhias que compõem a Big Four são: a Ernst & Young (EY), PricewaterhouseCoopers (PWC), a Deloitte e a holandesa KPMG.

Todas essas empresas dominam hoje o mercado de auditoria externa.

Porém, caso fosse realizada uma soma de duas das maiores empresas da área (BDO e a Grand Thornton), não seria o suficiente para equivaler ao faturamento da Big Four (a KPMG).

Além de consultoria e auditoria, as empresas também acabaram se especializando em análises fiscais e tributárias.

Isso acaba nos levando a algumas indagações, como: por que as organizações se preocupam em contratar esse serviço? O que pode ser feito para justificar a contratação de seus serviços?

Por sua vez, a contratação dos serviços da empresa acaba auxiliando o cliente em dois pontos muito importantes, os quais são:

  • O desenvolvimento estratégico, que ocorre de forma complexa e extremamente competitiva;
  • A Big Four é contratada com o objetivo de oferecer aos seus clientes mais credibilidade e segurança nos relatórios contábeis da empresa.

Considerando o que foi dito, pode-se afirmar que o envolvimento da Big Four no processo empresarial acaba criando uma gama de qualidade maior do que qualquer outra.

Empresas que fazem parte do Big Four

Como dito anteriormente, o Big Four é composto por quatro companhias: Deloitte, Enst & Young (EY), KPMG e a PricewaterhouseCoopers (PWC).

Deloitte

A primeira empresa da lista, é a maior empresa de consultoria e contabilidade do mundo.

Está presente em vários países, e foi fundada em Londres no ano de 1885 por William Welch Deloitte.

Por ser uma empresa antiga, acabou passando por várias revoluções industriais, mostrando de certa forma, a sua poderosa capacidade de se adaptar às mais diferentes situações.

Enst & Young (EY)

É resultado da fusão de duas outras grandes companhias: Ernst & Whinney e Arthur Young & Co., a empresa foi fundada em 1989.

O seu principal diferencial está na cultura organizacional que foi firmada entre as diferentes organizações empresariais, e seu maior foco é na gestão de pessoas.

A empresa foi classificada em 2019 como a sétima maior organização privada dos Estados Unidos da América.

Além disso, é classificada como uma das 100 melhores empresas do mundo para se trabalhar, segundo a revista Fortune.

KPMG

A empresa foi fundada em 1987, e assim como as outras da lista se define como uma companhia que presta serviços globais.

É válido ressaltar que a sua capacidade de integrar operações a um grande nível, acaba facilitando o processo para multinacionais e órgãos governamentais aderirem à sua proposta.

A empresa atua no Brasil como uma firma de Auditoria Independente ou Auditoria Externa, vale reiterar que possui uma forte influência na área contábil.

PricewaterhouseCoopers (PWC)

Assim como a EY, a PWC foi uma empresa que acabou nascendo de uma grande fusão de outras empresas da área de contabilidade, as quais são: a Price Waterhouse e Coopers & Lybrand.

É válido ressaltar que, as principais operações da empresa ocorrem na América e Europa, e cada uma corresponde a 42% e 34% respectivamente.

Outro fator importante da PWC, é o fato de que 500 das organizações listadas na Fortune 500, pelo menos 420 acabam compondo a carteira de clientes.