O que são bens semi duráveis

Bens semi duráveis são uma categoria específica de bens de consumo, dentre a sua principal característica encontra-se a de uma quantidade moderada de reposição.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Assim como os demais bens de consumo, os bens semi duráveis focam em atender as necessidades do consumidor final.

Ou seja, o objetivo maior com os bens semi duráveis é satisfazer os desejos do consumidor, tais como: beber, dirigir, se vestir, entre outras necessidades.

Exemplifiquemos portanto. Quando algum indivíduo tem sede, bebe água, se sente fome, come algo, e caso sinta frio ou calor acaba colocando um shorts ou um casaco.

Todos os bens citados acima tem a intenção de satisfazer a vontade do consumidor a médio prazo, sendo assim, acabam se caracterizando como bens semi duráveis.

É válido ressaltar que a periodicidade de compras dos bens semi duráveis é moderada, pois são bens que acabam possuindo uma durabilidade um pouco mais prolongada. Porém, na prática não é bem assim.

Alguns exemplos de bens semi duráveis que são trocados com uma certa frequência por um grande número de pessoas, são as roupas e os calçados.

Devido à indústria da moda lançar novas tendências em relação ao uso de roupas ou calçados, muitas pessoas acabam trocando suas vestimentas ou tênis e sapatos por outros que estejam na moda.

Porém, como dito anteriormente, a sua periodicidade acaba sendo sempre moderada, mesmo quando o bem é doado acaba sendo doado.

Pois, a roupa, calçado ou televisor, são bens que mesmo quando apresentam algum defeito podem ser consertados e reutilizados por mais algum tempo.

Sendo assim, algumas indagações acabam ficando em aberto, como por exemplo: por que as roupas não são feitas de um tecido mais eficiente? Por que pagamos tão caro por alguns desses bens?

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de bens semi duráveis

Como dito anteriormente, os bens semi duráveis são bens que acabam possuindo uma validade prolongada devido ao fato de possuírem uma durabilidade maior em relação a alguns outros bens.

Alguns exemplos de bens semi duráveis são:

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Televisores;
  • Cadeiras.

Esses são alguns dos principais bens semi duráveis, porém é válido ressaltar que existem alguns outros no mercado.

Função dos bens semi duráveis

Uma coisa que devemos deixar bem claro antes de tudo, é que os bens semi duráveis não acabaram surgindo no mercado por uma intervenção divina.

Pelo contrário, esses bens acabaram surgindo no mercado de acordo com o comportamento do consumidor final existente no meio que o circunda.

Alguns exemplos de bens que acabaram surgindo no mercado e adaptados de acordo com o público são o cigarro e as bebidas alcoólicas.

Esses bens, que são não duráveis, tem como objetivo saciar o vício e as necessidades fisiológicas do consumidor.

Por sua vez, como o ser humano é um ser que é muito influenciado por fatores psicológicos e fisiológicos no momento da compra, a indústria da propaganda influencia muito isso.

Ela fica encarregada de vender a ideia de um bem, seja ele semi durável ou não para a sociedade. Ideia essa que busca mexer com os sentimentos da pessoa para o ato da compra.

Afinal, quem nunca comprou da mercearia ou bar local um suspiro ou paçoca para sentir o sabor da infância? Ou comprou um quadro com uma frase da série favorita para relembrar aquele momento?

Ou seja, a partir do momento que os bens passam a ser encarados como um meio do indivíduo se identificar socioculturalmente, a sua reposição passa a ser emocional.

E é justamente por conta disso que a sua reposição pode acabar sendo revista, pois, muitos indivíduos podem acabar adquirindo esses bens com frequência.