O que são bens duráveis

Bens duráveis são uma categoria de bens que consiste em uma categoria de bens cujo uso acaba não causando um resgate imediato.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sendo assim, eles acabam se caracterizando como bens que podem acabar sendo utilizados a longo prazo, tais como: veículos, imóveis, roupas, entre outros bens.

Uma característica muito importante em relação aos bens duráveis, é o fato de que acaba existindo um período muito longo entre as compras desses produtos.

Para exemplificar melhor, podemos citar o arroz, que é um bem de consumo adquirido pelo consumidor com uma certa frequência.

O bem durável, em relação ao bem de consumo, acaba possuindo uma menor frequência para ser utilizado, levando até mesmo décadas para ser adquirido novamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de bens de consumo duráveis

Como dito anteriormente, os bens de consumo duráveis são aqueles que acabam não se desgastando com tanta frequência com o decorrer do tempo.

Dentre os principais bens duráveis, podemos citar:

  • Smartphones;
  • Computadores;
  • Móveis;
  • Carros;
  • Televisores.

Em relação aos bens de consumo duráveis, é importante ressaltar que o bem que o consumidor vai acabar adquirindo depende muito da renda do mesmo.

Bens duráveis e sua importância

É válido ressaltar que, alguns bens que não são duráveis podem acabar sendo desenvolvidos de forma a possuir a sua durabilidade um pouco mais prolongada do que a habitual.

Sendo assim, esses bens acabam sendo de suma importância para a sustentabilidade, pois acabam não degradando o meio ambiente, como é o caso dos canudos plásticos.

Considerando o que foi dito, aumentar a durabilidade desses produtos tornando-os bens duráveis, acaba sendo de suma importância para o meio ambiental e econômico.

Portanto, para que tais mudanças tenham efeito na sociedade como um todo, é necessário que o consumidor tenha consciência e realize o descarte adequado dos produtos que usa no dia a dia.

Outro fator importante em relação a isso é em relação ao preço e valor, pois como esses bens acabam possuindo um preço mais elevado, também acabam ofertando mais valor.

Porém, a maioria dos consumidores acabam reconhecendo que um bem durável possui maior qualidade e mais praticidade, além de acabar sendo mais consistente.

Bens duráveis acabam possuindo grande importância em relação à expansão dos bens, o que pode acabar representando uma queda nas vendas e lucros para as empresas.

Pontos que levam à aquisição de bens duráveis

Como os bens duráveis são produtos que só serão trocados após alguns anos pelos consumidores, sua aquisição acaba sendo um pouco mais difícil.

Ou seja, sua aquisição acaba sendo atrelada à diminuição do preço do produto no futuro.

Caso haja a possibilidade de compra em um momento mais propício (com baixa no preço), o consumidor irá fazê-la.

Por exemplo, se o governo acabar estimando para a população dados de inflação mais baixa para o próximo ano, muitas pessoas vão deixar de adquirir um fogão ou máquina futuramente.

As taxas de juros também costumam impactar de certa forma, já que esses bens acabam sendo adquiridos a prazo ou por meio de empréstimos financeiros.

Um outro ponto importante a respeito da aquisição é o sentimento de confiança implicado na transação financeira.

O governo pode, por exemplo, impedir um compromisso a longo prazo com o consumidor (como na aquisição de um celular), por se sentir inseguro em relação à compra.

Em síntese, os bens duráveis se mostram muito úteis para investidores que possuem um alto valor para investir nesse meio.

Diferente de outros bens, os bens duráveis se destacam principalmente pela sua alta durabilidade que permeia por meses e até mesmo décadas.

Sendo assim, essa espécie de bens acaba caracterizando os seus produtos como bens que resistem à ação do tempo durante um longo período.