O que são bens de produção

Bem de produção é o nome dado a um tipo específico de produto que tem o objetivo de ser adquirido pelas empresas para ser vendido posteriormente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, na cadeia produtiva o bem de produção acaba possuindo uma posição primária visto que se mostra relacionado com as matérias-primas usadas como base.

É válido ressaltar que, para que o bem de produção acabe chegando ao consumidor final, é necessário que ele seja produzido e comercializado.

Sendo assim, sempre que um produto passar por um processo de produção (como o leite condensado, por exemplo), ele acabará sendo classificado como um bem de produção.

Seguindo essa linha de pensamento, podemos supor que até o momento em que a celulose se transforme no papel de um caderno, por exemplo, ela acaba passando por processos de produção.

Quando esse bem passa pelos diferentes processos de produção, acaba chegando por fim a ser considerado um bem de consumo, quando encontra-se finalizado.

Considerando o que foi dito, podemos afirmar que o propósito dos bens de produção não é satisfazer uma necessidade direta, mas sim transformar algo para concretizar isso.

Ou seja, se o item no fim das contas acaba cumprindo essas duas funções a sua classificação pode acabar dependendo de um momento específico.

É justamente por conta disso que o leite que acaba sendo tomado no café da manhã acaba se caracterizando como um bem de consumo.

Porém, esse mesmo leite tratado para criar queijos e manteigas, acaba se caracterizando como um bem de produção.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de bens de produção

Para exemplificar melhor os bens de produção, podemos elencar alguns dos mais presentes no dia a dia dos consumidores.

Sendo assim, podem ser considerados bens de produção os itens abaixo:

  • Madeira;
  • Minérios;
  • Água;
  • Plantas e vegetais;
  • Petróleo.

É válido ressaltar que alguns bens de produção podem ser considerados bens de consumo, o que é bastante frequente com os alimentos.

Isso acaba ocorrendo, pois eles podem ser utilizados na produção de outras mercadorias, mas também consumidos da maneira convencional.

Bens de produção e bens de capital

Além dos bens de produção e os bens de consumo, existem os chamados bens de capital. Apesar de serem tratados como termos equivalentes no mercado financeiro, eles possuem muitas diferenças.

O bem de produção, está focado no manejo do material utilizado como base para a produção de outros produtos - como o leite que se transforma em queijo.

Por sua vez, os bens de capital acabam se caracterizando por serem itens primários que são transformados posteriormente em bens de consumo. É o caso das ferramentas e outros bens industriais.

Em síntese, o bem de capital produz o produto sem alterar os seus atributos, enquanto o bem de produção se transforma para compor o bem de consumo.

Indústria de bens de produção

As indústrias de bens de produção, que também são conhecidas como indústrias de base, acabam sendo conhecidas por transformar matérias primas em produtos.

Basta pensar na madeira como exemplo. A indústria de bens de produção acaba tratando as árvores colhidas e cortando o tronco delas em pedaços.

As taboas ou troncos da árvore podem acabar sendo utilizados pelas produtoras de papel.

É válido ressaltar que as indústrias dos bens de produção são as principais exportadoras do país. Basta pensar na indústria petrolífera brasileira.

Atualmente captamos e vendemos o óleo bruto para outros países refinarem e acabarem nos vendendo ele de volta, porém com um preço maior do que o da primeira transação envolvida.

E esse processo acaba se repetindo com outros produtos no mercado financeiro. É válido ressaltar que é comum que grandes empresas do setor sejam estatais, porém há muitas empresas envolvidas em bens de produção.