O que são Bens de Capital

Bens de capital são ativos que uma empresa possui com o objetivo de produzir bens de consumo para potenciais clientes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os bens de capital podem acabar se mostrando responsáveis por gerar tanto produtos quanto serviços, dependendo da organização.

Eles acabam se mostrando como itens de extrema importância na cadeia de produção, pois acabam alimentando toda a Indústria e Economia como um todo.

É válido ressaltar que no mundo da economia, é comum se referir a bens de capital como bens de consumo e bens de produção.

Em síntese, um bem é tudo aquilo que pode satisfazer uma necessidade particular.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de bens de capital

Também chamados de bens de produção, os bens de capital, no fim das contas, podem acabar se dividindo em duas categorias diferentes.

A primeira categoria acaba se referindo às matérias-primas que acabam servindo como base para a fabricação de outro produto que pode ser transformado no processo.

É o caso da madeira, por exemplo.

As empresas que acabam comercializando imóveis, acabam comprando esse bem apenas para transformá-lo em um material diferente.

Ou seja, a madeira acaba sendo como um meio no âmbito comercial. Uma forma que as organizações usam para lançar um produto para os seus clientes.

Enquanto isso, a segunda categoria acaba sendo sedimentada pelos bens intermediários que acabam sendo transformados no processo de produção.

Um excelente exemplo de bem intermediário é o automóvel.

Imagine, portanto, que um corretor de imóveis se desloque pela cidade diariamente para atender os seus clientes.

Apesar do carro não ser o item vendido (os imóveis) é ele que permite que o produto seja disponibilizado diretamente para o cliente.

Sendo assim, acaba sendo considerado um bem de capital.

Exemplos de bens de capital

Podemos ver diferentes tipos de bens de capital no dia-a-dia. Dentre os quais, podemos citar:

  • Motores;
  • Caminhões;
  • Geradores de energia elétrica;
  • Ferramentas de maneira geral;
  • Unidades fabris.

É válido ressaltar que vemos os bens de capital todos os dias. São produtos usados com a intenção de satisfazer a necessidade dos consumidores.

Empresas que comercializam bens de capital

Dentre as empresas que acabam produzindo bens de capital, elas acabam sendo classificadas em diversos tipos de bem.

Podemos citar as indústrias de base, as quais estão ligadas diretamente às matérias-primas, tais como: mineradoras, madeireiras, entre outras.

E as indústrias intermediárias que estão intrinsecamente ligadas pelos bens intermediários. Produtoras de maquinário e itens tecnológicos acabam se mostrando como alguns dos tipos dessa categoria.

Bem de capital e B2B

B2B nada mais é do que um modelo de negócio no qual uma empresa se dedica a oferecer os seus produtos e serviços diretamente para outra empresa.

Para exemplificar o conceito em relação aos bens de capital, podemos definir que todas as companhias possuem bens de capital, porém apenas uma parcela produz esse bem.

Sendo assim, muitas empresas acabam coletando a madeira para criar diversos produtos empresariais (móveis, utensílios domésticos, imóveis).

Porém, são poucas as companhias que passam a coletar esse produto e repassar a outras empresas usando o modelo empresarial B2B.

Entendendo melhor os bens de capital

Como dito anteriormente, esses tipos de bens também são chamados de bens de produção, pois acabam sendo formados por um conjunto de equipamentos e instalações que apresenta valor contábil.

As empresas que acabam gerando esses tipos de bens acabam se mostrando de fundamental importância na construção da riqueza de uma sociedade.

É válido destacar que todos os equipamentos tecnológicos que possuímos na atualidade são bens capitais de excelente qualidade.

Além disso, os bens de produção acabam se mostrando diferentes dos bens de consumo, pois estão intrinsecamente ligados aos bens que as pessoas acabam consumindo no cotidiano.