O que é bem privado

Bem privado é um tipo específico de bem que sempre acaba tendo como proprietário a figura privada, do bem em questão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sendo assim, o bem privado acaba sempre sendo de posse de alguma pessoa física ou jurídica, e consequentemente acaba sendo gerenciado por ela.

Alguns exemplos de bens que podem ser privados são: suas roupas, sua casa, o carro de algum conhecido, a edificação do seu local de trabalho, entre outros.

Considerando o que foi dito, é possível que o proprietário desses bens faça o que bem entender com eles, pois não são de posse do Estado.

Sendo assim, a base legal para os direitos de posse de bens privados está alicerçada em três direitos mínimos, que são: uso, gozo e disposição.

Todos esses direitos em relação aos bens privados significam utilizar o bem para o fim ao qual se destina, e usufruir dele da maneira como bem entender, sem cometer erros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do bem privado

O bem privado possui algumas características que tornam ele diferente do bem público ou do bem substituto, por exemplo.

Dentre suas principais características, podemos destacar:

  • Os bens privados são aqueles que são de propriedade de um único indivíduo que acabou adquirindo o produto para benefício próprio;
  • O bem privado não pode ser compartilhado com outra pessoa, porém pode ser vendido ou transferido para outro consumidor;
  • Diferente dos bens públicos, os bens privados não se encontram disponíveis para todos, pois, como dito, são bens atrelados à uma pessoa física ou jurídica.

Essas são algumas das principais características do bem privado. É válido ressaltar que a figura de propriedade privada está muito presente em países com modelo econômico capitalista.

Entendendo o bem privado

Acabamos encontrando bens privados, mesmo sem intenção todos os dias. Exemplos de bens privados que encontramos quase sempre são: o café que tomamos, smartphones, um jantar em um restaurante, etc.

Sendo assim, todo bem privado tende a ser usado por somente um consumidor. Além disso, só é possível usar um bem privado por quem tem acesso a ele.

Vale ressaltar que qualquer bem que possa ser destruído ou se tornar inutilizado para o uso, acaba se qualificando como bem privado também.

Além disso, os bens privados possuem uma disponibilidade finita por natureza própria. Por exemplo, só é possível comprar uma determinada quantidade de um carro de determinada marca, ano e modelo.

A maioria dos bens privados acaba sendo adquirida por um determinado custo preestabelecido pelo vendedor do produto ao consumidor final.

Bem privado e bem público

O bem privado acaba sendo totalmente o oposto do bem público.

Pois, o bem público acaba se tornando um espécie de bem compartilhado pela comunidade como um todo, diferente do privado que é exclusivo de um consumidor específico.

Muitos bens públicos acabam sendo usados de forma gratuita, e acaba não sendo admitido pelo governo que outras pessoas deixem de usá-lo.

Alguns exemplos de bens públicos são os bebedouros encontrados em locais públicos, como praças, igrejas, escolas públicas, entre outros.

A TV aberta e a transmissão de rádio captada pelos sinais AM e FM também se qualificam como bens de propriedade pública, pois é de acesso livre à todos.

Vale ressaltar que os bens privados acabam tendo menos probabilidade de enfrentar problemas como o do free-riding (carona), pois ele precisa ser comprado pelo consumidor.

Sendo assim, o objetivo de uma empresa com um bem privado é obter um lucro acerca do bem em si.

Sem o incentivo criado pela receita, acaba se tornando improvável que uma empresa se interesse em produzir algum bem privado para comercialização.

Ou seja, acaba se tornando necessário um incentivo financeiro para a produção de um bem privado.