O que é Beige Book

Beige Book é um relatório econômico dos EUA considerado um dos mais importantes do mundo. Em uma tradução literal o seu significado seria “livro bege”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este relatório é elaborado 8 vezes por ano e emitido pela FED (Federal Reserve System), sendo de grande valia para pautar decisões econômicas americanas.

Ainda é possível traçar um paralelo entre o Beige Book e o Relatório Focus emitido pelo Banco Central do Brasil aqui no Brasil.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como é feito o Beige Book

Para criar o Beige Book o FED conta com a atuação de 12 filiais espalhadas pelo país, que com a ajuda de especialistas junta informações sobre a situação econômica dos distritos.

Existem muitos fatores que são considerados relevantes no momento da criação destes relatórios distritais, alguns deles são:

  • O crescimento ou declínio da atividade empresarial;
  • Oscilação das taxas cambiais;
  • Crescimento da inflação
  • Eventos ambientais de grande magnitude.

Após a coleta dessas informações, os especialistas então discutem e comentam objetivando um consenso do que estará no relatório distrital. Esse relatório distrital também é subdividido pelo tipo de indústria. 

Por fim, o relatório distrital é enviado ao FED e este então constrói o Beige Book.

Importância do Beige Book

A importância que o Beige Book tem para a economia dos EUA e consequente para o resto do mundo é bastante grande. Este relatório é inclusive considerado um dos mais prestigiados.

O fato é que uma economia como a americana está intrinsecamente relacionada à economia do resto do mundo. Seja por meio da oferta de serviços e produtos ou por meio de investimentos.

A importância dos EUA para o mercado mundial é indiscutível, ainda mais porque até hoje eles continuam sendo o maior mercado consumidor do mundo.

O poder de consumo americano é tão grande que ele é maior que o da Europa inteira e quase três vezes maior que o da China.

Em outras palavras, se os EUA estiverem indo mal economicamente, isso pode ter um efeito cascata que pode desencadear uma crise econômica, como já aconteceu antes, na década de 20.

E é um cenário como esse que o Beige Book se faz tão importante, pois sua finalidade principal é guiar a política econômica dos EUA.

Por fim, vale especificar que o principal agente que vai fazer uso destas informações dentro dos EUA é a FOMC (Federal Open Market Committee).

Beige Book e o FOMC

O Beige Book não é destinado diretamente ao governo americano, ou mesmo para a comunidade internacional mundial. Este relatório é destinado à FOMC.

Esta instituição é a responsável por definir a taxa básica de juros dos EUA, assim como o BACEN faz aqui. As principais ferramentas que a FOMC tem a sua disposição são:

  • Open Market Operations (OMO): Em uma tradução livre “Operações de mercado aberto”, que diz respeito à compra ou venda de títulos da dívida pública a bancos comerciais.
  • The Discount Rate:  Traduzido como “Taxa de desconto", essa é a taxa de juros que os bancos centrais usam para emprestar dinheiro aos bancos comerciais.
  • Reserve requirements: Pode ser entendido como “depósito compulsório”, trata-se da porcentagem de dinheiro que o banco obrigatoriamente precisa guardar de cada depósito.

Ao exercer o uso destas ferramentas o FOMC atua como um verdadeiro banco central, ditando os rumos econômicos da maior nação do mundo.

Todavia, é importante ressaltar que o Beige Book não é o único relatório que a FOMC tem a sua disposição. Outros dois importantes relatórios são o Green Book e o Blue Book.

Enquanto o Green Book é um compilado das previsões econômicas para os EUA, o Blue Book serve como uma lista de consulta das decisões possíveis a serem tomadas pela FOMC.