O que é Behaviorismo

Behaviorismo é uma teoria da psicologia que objetiva estudar o comportamento humano de forma científica, baseando-se em experimentos e método científico, descartando teorias do subconsciente ou conceitos subjetivos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os apontamentos que o Behaviorismo faz em relação ao comportamento humano podem ser utilizados em quase todas as situações que envolvem tomada de decisões, inclusive quando o assunto for finanças pessoais.

É importante destacar que dentro da psicologia o Behaviorismo é uma das três correntes teóricas, sendo as outras a psicologia da forma (Gestalt) e a psicologia analítica (psicanálise).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Breve História do Behaviorismo

O primeiro estudo acerca do que viria a ser o Behaviorismo foi feito por volta do final do século XIX, pelo psicólogo estadunidense John B. Watson

John publicou um estudo intitulado "Psychology as the behaviorist views it”. Em português seria algo como “Psicologia como o behaviorista a vê”.

Esse trabalho, por sua vez, foi inspirado nas teorias de dois filósofos russos chamados Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov.

Entre o início do século XX e até a década de 1950, o Behaviorismo foi a corrente psicológica mais popular na academia.

Os psicólogos tinham a esperança de formular teorias que pudessem ser medidas, descritas e replicadas de forma prática, com o menor grau de subjetividade possível.

Behaviorismo clássico

Encabeçado por Wilhem Wundt, médico, filósofo e psicólogo alemão, o Behaviorismo clássico postula que o comportamento do indivíduo é público.

Em outras palavras, todos podem observar o que o indivíduo faz e com isso entrarem em concordância, pois o sujeito está apenas reagindo aos estímulos do ambiente.

Essa visão obviamente coloca toda a carga da responsabilidade sobre fatores externos, independente de sentimentos ou emoções.

Behaviorismo radical

O Behaviorismo radical, em contraste ao clássico, considera não apenas o que acontece no ambiente, mas também a percepção momentânea do indivíduo deste ambiente.

Em outras palavras, o que um sujeito fala, o que ele alega sentir, são considerações importantes para o Behaviorismo radical, e isto deve ser analisado individualmente.

Para o Behaviorismo radical é valioso saber qual é a função que o comportamento possui de forma individual e como isso afeta a experiência de um indivíduo

O principal representante desta vertente é o psicólogo, filósofo e inventor norte-americano Burrhus Frederic Skinner.

Behaviorismo e condicionamento

Um dos principais pontos de estudo do Behaviorismo é o conceito de condicionamento, que diz que os comportamentos de uma pessoa podem ser condicionados por meio de estímulos.

Estímulos podem ser positivos ou negativos. Isso significa reforçá-los por meio de punições ou recompensas quando um determinado comportamento é apresentado.

A ausência de punições também pode ser considerado um estímulo positivo, porém de reforço negativo, porque por mais que não haja uma recompensa, também não há uma punição.

as recompensas são consideradas estímulos de esforços positivos, pois elas encorajam que aquele comportamento continue se repetindo.

Por outro lado, e para efeito oposto, a punição desestimula um comportamento, pois entende-se que esse comportamento era indesejado. 

Behaviorismo e o comportamento do investidor

A primeira coisa que é necessário de se entender é que as pessoas não agem como máquinas. E investidores são, antes de tudo, pessoas. 

Não importa o quanto um indivíduo entenda a respeito das principais teorias de investimento e análise de ativos, como a análise fundamentalista e a análise técnica.

A realidade é que no calor do momento, ao ver os números descendo e subindo, o julgamento de um investidor pode acabar sendo nublado por seus instintos primários.

Nesse momento, em que o investidor é tomado pela emoção de uma rápida valorização ou desvalorização, é o momento em que ele se torna mais suscetível a cometer erros.

Vender ou comprar uma ação, ou qualquer ativo com um certo grau de volatilidade, em detrimento de uma oscilação momentânea, pode ser um erro caro.