O que é Bearish

Bearish é um termo utilizado no mercado financeiro que representa um momento no qual os investidores estão com expectativa ruim para o mercado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A origem da palavra Bearish deriva do conceito de Bear Market que, por sua vez, é uma nomenclatura utilizada para categorizar um mercado em constantes quedas.

Não é possível prever quando um mercado vai conseguir superar um estado de Bearish, cuja duração é indefinida.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Bear Market e o Bearish

Existem muitos fatores que podem afetar a economia de um país e consequentemente o seu mercado de ativos. Fatores de ordem externa e interna.

A crise que o mundo vive atualmente é um exemplo disso. O mercado de ativos de quase todos os países foi afetado negativamente. Inúmeras empresas faliram, negócios fecharam as portas.

As bolsas de valores do mundo vivem um Bear Market, com algumas poucas flutuações positivas aqui e ali. 

E como ainda existem muitas incertezas sobre quando essa situação toda poderá chegar ao fim, o sentimento geral dos investidores pode ser descrito como Bearish.

Ainda mais quando se racionaliza que as consequências econômicas ainda não chegaram, pois a maioria dos governos continuam injetando dinheiro na economia.

O ponto mais importante a respeito do Bear Market e do Bearish é que eles são, principalmente, um sentimento de pânico que se instaura nos investidores.

A saída do Bear Market e do sentimento generalizado de Bearish é o fundo do poço. Quando não há como as coisas piorarem mais, então elas começam a melhorar.

Bearish e Bullish

Se Bearish é o sentimento generalizado de que os mercados vão continuar caindo de forma indefinida, é necessário também mencionar o Bullish, que representa o sentimento oposto.

Quando o termo Bullish é utilizado, ele aparece no contexto de otimismo. Ou seja, quando os mercados estão se valorizando e os investidores acreditam que isso continuará por mais tempo.

Bullish, entretanto, é uma derivação do conceito de Bull Market, que por conseguinte é usado para classificar o mercado de ativos quando este está em um período de grande valorização.

Tanto o Bearish quanto o Bullish são sentimentos que os investidores sentem em relação à tendência do mercado atual e ao seu futuro próximo.

Sempre que o mercado oscila de forma brusca para melhor ou para pior, o sentimento muda. Portanto, Bearish e Bullish são uma reação ao Bear Market e ao Bull Market.

Consequências do Bearish

Quando o sentimento dos investidores é generalizadamente negativo, ou seja, Bearish, a tendência é a de que eles queiram retirar os seus investimentos da bolsa de valores.

Os investidores agem dessa forma porque eles têm medo que os seus investimentos acabem se desvalorizando demais com toda a situação vigente.

A venda de ações então começa a se generalizar por todas as empresas que estiverem listadas na bolsa, e a confiança no mercado de maneira geral cai muito.

Essa venda de ações por investidores apreensivos, por outro lado, afeta o valor de mercado das empresas e os seus investimentos. O que pode levar está a quebrar de facto. 

Quando muitas empresas começam a quebrar, a economia do país começa a sentir as seguintes consequências:

  • Aumento do desemprego, pois as empresas serão obrigadas demitirem para economizarem;
  • Aumento do endividamento das pessoas e das empresas que vão buscar crédito;
  • Taxa de juros maior e aumento na inflação, pois os bancos correm o risco de inadimplência;
  • Crise no abastecimento de produtos e no consumo das pessoas.

E como não se sabe como ou quando a crise irá se resolver, o sentimento de Bearish acaba se perpetuando de forma descontrolada e criando uma bola de neve de caos econômico.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Bearish, consulte o artigo completo sobre Bear Market.