O que é BDR Patrocinado

BDR Patrocinado é um ativo relacionado na bolsa de valores brasileira que representa cotas de ações de empresas estrangeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando um BDR é patrocinado isso significa que a empresa original é a responsável pela partilha de informações relacionadas a balanços e relatórios.

As ações que compõem um BDR Patrocinado podem ou não serem novas emissões no mercado feitas pela empresa original.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

BDR Patrocinado na B3

Existe pouca oferta de BDR Patrocinado na bolsa de valores brasileira. De acordo com a lista de BDR da B3, estas são as empresas que possuem BDR Patrocinados disponíveis:

  • WILSON SONS LTD: Operadora de serviços portuários fundada em Salvador, Brasil, mas com sede em Hamilton, nas Bermudas;
  • PPLA PARTICIPATIONS LTD: antigamente conhecida como BTG Pactual Participations Ltd, é uma empresa de investimentos situada também nas Bermudas; 
  • CP INVESTMENTS. LTD: empresa de investimentos com sede nos EUA, especializado em investir em commodities.
  • AURA MINERALS INC: empresa de mineração multinacional que opera minas no Brasil, Honduras e México.

Características do BDR Patrocinado

Um BDR Patrocinado não é a mesma coisa que possuir ações da empresa representada pelo BDR. O BDR Patrocinado funciona de forma mais análoga a um fundo de investimento.

Um ponto interessante é que quando o BDR é patrocinado, isso significa que a empresa detentora das ações teve interesse de comercializá-las no mercado brasileiro.

Esse detalhe pode ser fundamental no momento que o investidor estiver escolhendo em qual BDR ele irá investir o seu dinheiro.

Vale ressaltar que o investidor detentor de um BDR Patrocinado também tem direito a receber dividendos e a votar na AGO - Assembleia Geral Ordinária da empresa.

Todavia, o ponto chave de um BDR Patrocinado é que ele é subdividido em três níveis, cada um com suas características particulares.

BDR ´Patrocinado nível 1

O BDR Patrocinado de nível 1 não precisa do registro da empresa que emitiu as ações na CVM. A negociação dessas BDR, por sua vez, é limitada exclusivamente a:

  • Mercado de Balcão não organizado;
  • Segmentos fundados exclusivamente para isso;
  • 50 investidores caso seja uma oferta pública.

Vale ressaltar que uma oferta pública de um BDR Patrocinado nível 1 precisa ser feita por meio de esforços restritos.

Apesar das informações que a empresa divulgar em seu país precisarem ser repetidas pela instituição depositária brasileira, demonstrações financeiras não precisam ser convertidas ou seguir as regras contábeis do Brasil.

BDR Patrocinado nível 2

O BDR Patrocinado de nível 2, diferente do nível 1, requer obrigatoriamente que a empresa emissora das ações esteja registrada na CVM.

Na prática isso significa que estas empresas têm que seguir as mesmas regras de transparência e governança que as empresas brasileiras registradas na “Categoria A”.

Algo que de maneira geral produz um sentimento maior de segurança.

Outra vantagem do BDR Patrocinado nível 2 é que estes podem ser negociados tanto no balcão organizado como no pregão da bolsa. 

BDR Patrocinado nível 3

O BDR Patrocinado de nível 3 em sua essência funciona praticamente da mesma forma que o BDR Patrocinado de nível 2.

Isso significa que as empresas que emitem BDR Patrocinado nível 3 precisam estar registradas na CVM e seguir as mesmas regras de transparência e governança do BDR Patrocinado nível 2.

A principal diferença entre o BDR Patrocinado nível 2 e o BDR Patrocinado nível 3 é que o primeiro só pode ter uma oferta pública feita com esforços restritos.

O BDR Patrocinado nível 3 pode ter uma oferta pública ampla, o que torna o seu valor e preferência muito maiores que as dos níveis anteriores.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é BDR - Brazilian Depositary Receipt, consulte o artigo completo sobre BDR - Brazilian Depositary Receipt.