O que é BDR Não Patrocinado

BDR Não Patrocinado é um produto financeiro que representa quotas de ações de empresas estrangeiras e que são negociados na Bolsa de Valores brasileira sem o apoio da empresa original.

Um BDR Não Patrocinado pode ser composto de ações estrangeiras que já estejam disponíveis no mercado de ações, não precisando ser de uma nova rodada de emissões. 

Como o BDR Não Patrocinado não tem o endosso da empresa original da ação, a responsabilidade do repasse de relatórios e balanços aos investidores é da instituição depositária.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do BDR Não Patrocinado

Antes de se aventurar a investir em um BDR é importante entender quais são todos os tipos de BDR disponíveis no mercado e principalmente a quais empresas eles representam.

No caso do BDR Não Patrocinado, que é a opção de BDR com o maior número de ofertas no mercado brasileiro, é essencial analisar detalhes como:

  • Solidez da empresa original;
  • Possível interesse da empresa em questão no mercado brasileiro;
  • Situação econômica do país original.
  • Taxa de câmbio.

O fato é que um BDR Não Patrocinado se trata de um ativo de renda variável, cotas de ações. Portanto, ele também está sujeito às oscilações do mercado originário.

Apesar do BDR Não Patrocinado ser uma iniciativa de instituições depositárias, ele também garante ao investidor o direito a receber dividendos.

Todavia, se a intenção do investidor for a de ter uma relação mais íntima com a empresa estrangeira, saiba que o BDR Não Patrocinado não permite direito ao voto em assembleias.

Vantagens do BDR Não Patrocinado

A principal vantagem de se investir em um BDR Não Patrocinado é certamente a diversificação da carteira, tornando esta mais forte contra oscilações de mercado.

Um BDR Não Patrocinado é um investimento estrangeiro, portanto, permitindo que o investidor seja exposto ao mercado internacional e comece a abrir os seus horizontes.

Essa exposição ao mercado internacional é facilitada por meio de um BDR Não Patrocinado, pois o investidor não precisará abrir uma conta na Bolsa de Valores do país original da ação.

E outro ponto bem interessante é que o investidor não precisará converter os seus reais em dólares ou outra moeda estrangeira, simplificando as transações.

BDR Não Patrocinado e BDR Patrocinado

O fato é que quem quiser investir em um BDR não precisa se limitar à oferta de BDR Não Patrocinado, pois também existem os BDR Patrocinados.

A principal diferença entre estes dois tipos de BDR é que enquanto o Não Patrocinado é de responsabilidade da entidade depositária, o BDR Patrocinado advém da vontade da empresa estrangeira.

Em outras palavras, é a empresa estrangeira quem decide ofertar suas ações no Brasil. Essa atitude por sua vez pode tornar a oferta desses BDR mais confiável.

BDR Não Patrocinado na B3

Existem centenas de BDR Não Patrocinado disponíveis para a comercialização no balcão da B3. Qualquer um deles pode ser adquirido por qualquer investidor.

Veja algumas empresas que possuem BDR Não Patrocinado:

  • ADOBE INC.: Famosa empresa de softwares de edição de imagem e som para computador;
  • AIRBNB INC.: site de serviços comunitários para pessoas descobrirem hospedagens em qualquer lugar do mundo;
  • AMAZON.COM INC.: a maior empresa de varejo de produtos e entregas dos USA;
  • APPLE INC.: empresa de computadoras, uma das mais valiosas do mundo;
  • ASTRAZENECA INC.: companhia farmacêutica responsável por uma das vacinas contra o coronavírus;
  • FORD MOTORS COMPANY: uma das maiores montadoras, fábrica e marca de carros do mundo.

Veja aqui a lista completa de BDR Não Patrocinado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é BDR - Brazilian Depositary Receipt, consulte o artigo completo sobre BDR - Brazilian Depositary Receipt.