O que é Base Monetária

Base Monetária é a soma de todo o dinheiro de uma economia, o que inclui a moeda em circulação e as reservas que os bancos possuem depositadas no Banco Central.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Possuir uma grande base monetária ou uma base monetária reduzida pode ser um movimento estratégico do governo. Ou também consequência de uma má administração da economia. 

Uma economia saudável possui uma base monetária equilibrada, e os agentes econômicos atuando de forma responsável.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Base Monetária

Todo o dinheiro que compõe a base monetária possui uma alta liquidez, são portanto aquelas reservas de valor que podem ser resgatadas com mais facilidade.

Sem uma base monetária sólida, a economia de um país pode passar por dificuldades, as pessoas acabarem ficando impossibilitadas de consumir e isso por sua vez esfriar a economia.

Existem muitos fatores que podem influir positiva ou negativamente na Base Monetária de um país, desde razões internas como razões externas. Alguns exemplos:

  • Guerras;
  • Crises econômicas;
  • Desastre naturais;
  • Embargos econômicos;
  • Má gestão do dinheiro público;
  • Corrupção. 

A inflação é um dos principais problemas causados quando a base monetária de um país se expande de forma não planejada.

Base Monetária e Agregados Monetários

É importante entender que como a base monetária representa a oferta de moeda com maior liquidez dentro de uma economia, isso significa que existem ofertas de moeda menos líquidas.

Isso acontece porque a instituição responsável pela guarda do ativo precisará de um tempo para recolher o valor, pois este não está imediatamente disponível para saque.

Esta diferença na liquidez dos ativos é classificada pelo Banco Central de acordo com a escala dos agregados monetários. Essa subdivisão se dá da seguinte forma:

  • M1: é onde fica a base monetária, ou seja, o papel moeda em poder das pessoas e os depósitos à vista em geral, principalmente as reservas dos bancos comerciais no BC;
  • M2: M1 + depósitos de poupança + depósitos especiais remunerados + títulos emitidos por instituições depositárias;
  • M3: M2 + operações compromissadas com registro na SELIC + quotas de fundos de renda fixa; 
  • M4: M3 + títulos públicos de alta liquidez. 

Expansão da Base Monetária

Expandir a base monetário é algo que pode ser feito de diversas formas e que traz diferentes consequências, desejadas ou indesejadas pelos governos.

Quando a base monetária é expandida, isso significa que existe mais dinheiro circulando no mercado o que, por sua vez, significa que este dinheiro vale menos.

Uma forma de expandir a base monetária é imprimindo mais dinheiro e o injetando na economia. Geralmente esse tipo de decisão acontece em contrapartida de uma emergência.

A principal justificativa para se injetar dinheiro no mercado é com a intenção de aquecer a economia, melhorando a oferta de crédito.

Essa injeção de crédito pode ser feita de forma direta à população via programas de transferência de renda. E de forma indireta, comprando títulos de dívida dos bancos comerciais.

Outra ferramenta que o governo pode usar para expandir a base monetária é o Multiplicador Bancário.

Multiplicador Bancário

O multiplicador bancário é uma ferramenta que o governo usa para alterar a reserva bancária mínima exigida aos bancos. 

Esta reserva bancária é a porcentagem de dinheiro dos depósitos bancários que os bancos precisam manter liquidável, para caso algum depositário a requisitar.

Quanto maior for a porcentagem da reserva bancária exigida, menos dinheiro o banco pode emprestar a terceiros, portanto, menos expansão de crédito pode ser feita.

Se, por exemplo, a taxa do multiplicador for 10%, o valor do depósito for 100 reais, o banco só precisa guardar o valor de 10 reais, estando livre para emprestar o restante e lucrar juros.

Na prática isso significa que o banco pode multiplicar o valor depositado em até dez vezes (100/10 = 10), o que significa um aumento na oferta de crédito e expansão da base monetária.

Por outro lado, se o multiplicador bancário for aumentado para 20%, isso significa que do mesmo depósito de 100 reais, 20 reais precisam ser guardados.

O resultado disso é que o banco só conseguirá multiplicar o valor do depósito em no máximo cinco vezes (100/20 = 5), o que por sua vez diminui a oferta de crédito e contrai a base monetária.