O Banrisul (BRSR3, BRSR5, BRSR6) anunciou na última quarta-feira (04), em fato relevante, a suspensão temporária no pagamento dos juros sobre capital próprio (JSCP) trimestral para 2020.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O fato relevante divulgado no RI do Banrisul, comunica aos mercado que em decorrência do impacto do coronavírus na economia do Brasil, fará a suspensão dos JSCP respeitando a Resolução 4820 do Banco Central do Brasil.

A distribuição de proventos trimestrais na forma de JSCP pelo Banrisul tem acontecido de forma ininterrupta desde 2008.

O pagamento dos dividendos e JSCP do Banrisul estava ocorrendo até o último dia útil do respectivo trimestre de sua declaração.

A suspensão temporária dos pagamentos de proventos do Banrisul obedece aos artigos 2º, 3º e 4º da Resolução 4820, conforme abaixo:

"Art. 2º Fica vedado às instituições mencionadas no art. 1º:

I - remunerar o capital próprio, inclusive sob a forma de antecipação, acima:

a) do montante equivalente ao dividendo mínimo obrigatório, estabelecido pelo art. 202 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, inclusive sob a forma de juros sobre o capital próprio, no caso das instituições constituídas sob a forma de sociedade por ações; (...)

Art. 3º As vedações de que tratam os incisos I e IV do art. 2º aplicam-se aos valores referentes ao exercício de 2020, independentemente da data de desembolso dos recursos.(...)

Art. 4º As vedações de que tratam os incisos II e III do art. 2º aplicam-se a partir da data de entrada em vigor da Resolução nº 4.797, de 2020, até 31 de dezembro de 2020."

Diante do exposto, a Administração do Banrisul decidiu pela suspensão temporária do pagamento trimestral de JSCP.

O fato relevante da suspensão do pagamento dos proventos do Banrisul conclui:

“O pagamento antecipado de JSCP para o exercício de 2020 poderá ser realizado desde que observado o dividendo mínimo obrigatório e que ocorra de forma conservadora, consistente e compatível com as incertezas da conjuntura econômica atual, considerando os potenciais efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19) sobre o Sistema Financeiro Nacional, e sua data de crédito aos acionistas, na eventualidade da antecipação, oportunamente informada.”

O banco avisa que manterá seus acionistas e o mercado devidamente informados sobre quaisquer fatos que devam ser divulgados acerca da questão, através do site do RI do Banrisul.

Resultado do Banrisul no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da Banrisul (BRSR6) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 12 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 257,5 milhões, queda de 19,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As ações do Banrisul (BRSR6) acumulam alta de 20,31% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 31,99% nos últimos 12 meses.

Se você quer investir nas melhores ações pagadoras de dividendos e que estão sendo negociadas com DY acima do mercado, garanta a sua vaga na minha Carteira Seleção de Dividendos e receba o meu acompanhamento pessoal.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.