O que é Bandas de Bollinger

Bandas de Bollinger é uma ferramenta usada para se ter indícios de qual será o valor de uma ação em um determinado momento. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A base das Bandas de Bollinger é uma medida estática conhecida como desvio padrão, que por sua vez medem os níveis de suporte e resistência.

Essa ferramenta faz parte da Análise técnica de ações e pode ter a sua eficiência otimizada quando usada em conjunto com outras ferramentas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História das Bandas de Bollinger

O criador das Bandas de Bollinger foi o experiente analista John Bollinger, que as concebeu no início dos anos 80.

De acordo com John, a ideia surgiu enquanto ele negociava opções na bolsa de valores, ao perceber que muitas das suas análises envolviam volatilidade.

Na época utilizava-se bandas fixas. A contribuição de John, então, foi adicionar um elemento de volatilidade às bandas padrões permitindo que elas se adaptassem.

O conceito, no entanto, foi introduzido pela primeira vez em um programa de TV da extinta Financial News Network, dos EUA. 

Funcionamento das Bandas de Bollinger

A Bandas de Bollinger consistem basicamente em uma linha central que representa uma média móvel do valor da ação e duas linhas paralelas, que são as tais bandas.

Estas linhas paralelas são consideradas os desvios padrão que a média móvel pode possuir tanto para valorização máxima quanto para uma desvalorização.

Para se calcular as Bandas de Bollinger, por sua vez, é utilizada a seguinte fórmula:

  • Banda Superior = Média móvel + (Desvio Padrão x 2)
  • Banda Inferior = Média móvel – (Desvio Padrão x 2)

Vale ressaltar que a média móvel é calculada dentro de um período de 20 dias. Esse período, todavia, pode sofrer variação para se adaptar a uma nova realidade.

Benefícios das Bandas de Bollinger

A adaptabilidade deste indicador é o que mais o diferencia de outros, e isso permite que o seu uso possa ser bastante generalizado.

De acordo com John Bollinger, as Bandas de Bollinger vão acertar entre 90 a 95% das suas medições de valor, o que é um valor bem alto para um indicador. 

Qualquer ação que escape à previsibilidade que esse indicador proporciona, precisa ser vista e analisada com cautela pelo investidor.

Outro ponto a favor das Bandas de Bollinger é a sua facilidade de uso, praticamente qualquer tipo de investidor está apto para calculá-la.

Regras para uso das Bandas de Bollinger

No site de John Bollinger ele apresenta algumas regras interessantes para a utilização de sua ferramenta. Traduzimos algumas delas, veja a seguir:

  • As Bandas de Bollinger calculam os valores máximos de alta e os mínimos de baixa também;
  • É possível usar as Bandas de Bollinger em conjunto de outros indicadores, como os de momento, volume ou força de mercado;
  • As Bandas de Bollinger estão na categoria de indicadores de volatilidade, por isso não é recomendável misturá-las com outros indicadores baseados em volatilidade;
  • Quando o preço dos ativos se cruza ou se encontra com as Bandas, isso não indica um sinal de compra ou venda;
  • É normal que durante tendências de alta ou baixa o preço de ativos cruze ou se encontre com as Bandas de Bollinger;
  • O período padrão de 20 dias para a média móvel pode e deve ser adaptado para diferentes mercados;
  • Sempre que o número de períodos for incrementado, é necessário também adaptar o número de desvios padrão: 2,1 desvios para 50 períodos e 1,9 desvios para 10 períodos;
  • As séries de preços mais comuns na qual as Bandas de Bollinger podem ser utilizadas são em ações, índices, câmbio, commodities, futuros, opções e títulos diversos.

Por fim, vale ressaltar que as Bandas de Bollinger não oferecem uma sinalização constante sobre o que fazer, elas apenas indicam tendências.