O Conselho Monetário Nacional (CMN), anunciou na sexta-feira (29), através da Agência Brasil, a prorrogação da restrição na distribuição dos dividendos por mais 3 meses.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A medida, que valeria até setembro, foi prorrogada até final de 2020.

Agora os bancos e demais instituições financeiras estão impedidas de distribuir dividendos além do mínimo obrigatório até o fim de 2020.

Os bancos e os demais tipos de instituições também não podem recomprar ações, reduzir o capital social e aumentar a remuneração dos executivos de níveis superiores.

No início de abril, o CMN tinha criado essas proibições como contrapartida para o socorro que as instituições financeiras receberão durante a pandemia de coronavírus.

Em nota, o Banco Central (BC) informou que a prorrogação deve fortalecer os bancos durante a pandemia e suporta o impacto do Coronavírus na economia brasileira.

O comunicado explica:

“Ao ampliar a incidência a todo o exercício de 2020, espera-se maior conservadorismo na preservação de recursos e simplificação da apuração dos limites passíveis de distribuição.”

“Assim, eventuais pagamentos dentro dos limites estabelecidos devem ser feitos com prudência, dadas as incertezas do cenário em curso”.

Ao restringir o pagamento de dividendos e o aumento da remuneração de administradores, o BC evita que recursos que poderiam ser emprestados ou usados para absorver perdas futuras sejam desviados em um momento de recessão global.

Além disso, as vedações ajudam a elevar os níveis de capital e de liquidez, evitando a desconfiança em relação ao sistema financeiro.

O setor bancário, junto com o setor elétrico, possui as empresas maiores pagadores de dividendos.

Confira abaixo o histórico do dividendo médio dos últimos 3 anos, dos principais bancos listados na bolsa de valores:

SiglaEmpresaDY
BRSR6Banrisul7,10%
BGIP4Banese6,40%
BRSR3Banrisul6,40%
ABCB4ABC Brasil6,30%
ITUB4Itaú6,00%
SANB11Santander5,60%
BEES4Banestes5,40%
BBDC4Bradesco4,50%
BBAS3Brasil do Brasil4,40%
BPAC11BTG pactual3,90%

Recentemente alguns dos bancos citados acima apresentaram lucros recordes na divulgação dos resultados das empresas do primeiro trimestre de 2020, confira:

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.