O que é Banco Mundial

O Banco Mundial é o maior banco de desenvolvimento do mundo. Sua missão é erradicar a pobreza extrema e alcançar uma “prosperidade compartilhada” entre todas as nações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A forma como o banco atua é por meio de minuciosas análises feitas em cada país que necessite de sua ajuda, dessas análises uma estratégia exclusiva é desenvolvida.

O passo seguinte é emprestar o dinheiro a esse país e fiscalizar para ver se o investimento está sendo aplicado de acordo com a estratégia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Banco Mundial

Fundado em 1944 como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), seu objetivo naqueles tempos era o de ajudar os países que haviam sido devastados pela Segunda Guerra Mundial.

Uma vez passada a etapa de reconstrução, o agora conhecido como Banco Mundial (apesar de ainda ser a BIRD), começou a canalizar seus esforços para ajudar no desenvolvimento desses países. 

E essa ajuda incluía muito investimentos em infraestrutura básica, como a construção de represas, redes elétricas, sistemas de irrigação e estradas.

Em 1956 a Corporação Financeira Internacional (CFI) tornou-se uma parceira do Banco Mundial, ampliando bastante o seu potencial de ajuda econômica. 

Com o acesso a novos fundos, o Banco Mundial agora podia fazer empréstimos a empresas privadas e instituições de países em desenvolvimento.

Já sinalizando a sua guinada de foco, em 1960 o Banco Mundial criou uma agência chamada Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), cujo objetivo é fazer empréstimos aos países mais pobres.

Esses empréstimos por sua vez seriam isentos de juros e subsídios, mostrando que as intenções da instituição estavam cada vez mais alinhadas com o que ela defende hoje em dia.

Hoje o Grupo do Banco Mundial mantém relação com mais de 180 países, entre aqueles que se beneficiam de empréstimos e os que fazem parte do seu conselho de administração.

Nota-se também que a demanda pelo auxílio do Banco Mundial apenas aumentou com o tempo. 

Por exemplo, em 1947 o banco fez um total de 4 empréstimos no valor de 497 milhões de dólares. Em 2015, existiam 302 compromissos financeiros totalizando 60 bilhões de dólares.

Apesar disso, é importante ressaltar que o Banco Mundial sempre foi bastante rigoroso com empréstimos, concedendo seu primeiro, a França, no valor de 250 milhões de dólares, concomitantemente negando ao Chile e à Polônia.

Presidente do Banco Mundial

O presidente do Banco Mundial é desde sempre escolhido pelos EUA, por ser esse o país com a maior quantidade de cotas dentro da instituição. 

Com esse poder de decisão, os EUA não precisam do consentimento das outras nações para escolher o presidente do banco, que até o momento tem sido sempre um americano.

A valoração da quota na instituição se dá pela participação do país dentro do mercado financeiro mundial. Atualmente o cargo possui um mandato de 5 anos.

Grupo do Banco Mundial

O grupo do Banco Mundial é formado por 5 empresas que atuam mundialmente por meio de auxílio financeiro a países em desenvolvimento. As empresas que fazem parte desse grupo são:

  • Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA ou AMGI);
  • Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID);
  • Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD ou BIRD);
  • Centro Internacional para Resolução de Controvérsias sobre Investimentos (ICSID ou CIRDI);
  • Corporação Financeira Internacional (IFC ou CFI).

É importante destacar que a BIRD e a AID, por dividirem praticamente as mesmas equipes e a mesma liderança, são de forma coletiva conhecidas como o Banco Mundial.

Já a AMGI foi criada em 1988 como uma dispositivo de seguro de investimento para incentivar e fortalecer a confiança ao emprestar dinheiro para países em desenvolvimento.

Por sua vez, a CIRDI, serve para arbitrar juridicamente qualquer controvérsia relacionada a um empréstimo e também conciliar os investidores internacionais.