O que é Banco Digital

Banco Digital é uma instituição financeira e agente financeiro que atua ofertando os serviços de um banco comercial tradicional, porém de forma 100% online.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O fato do Banco Digital funcionar apenas por intermédio da internet implica em uma grande diferença na prestação de serviços, como por exemplo maior agilidade e praticidade.

Também é preciso atentar para a diferença entre Banco Digital e um banco digitalizado: 

  • O Banco Digital nasce de forma online sem possuir agências físicas; 
  • O banco digitalizado é um banco normal que oferece soluções online pelo internet banking.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Banco Digital

Os bancos no Brasil já vem se digitalizando desde os anos 80 com a introdução do caixa eletrônico e tecnologias internas que tornavam a vida dos funcionários mais prática.

Depois, nos anos 90 surgiu o boleto bancário e no começo dos anos 2000 surgiu o TED (Transferência Eletrônica Disponível).

Essa nova realidade de serviços digitais ou à distância já veio preparando o cenário brasileiro para a introdução dos bancos digitais em meados de 2010.

Naquela época poucas pessoas usavam ou tinham acesso a smartphones. Uma realidade que hoje já é história, visto que a maior parte do movimento na internet ocorre pelos celulares.

De acordo com dados da Febraban, por exemplo, entre 2016 e 2019 o número de agências bancárias digitais aumentou três vezes e o número de transações digitais aumentou quatro vezes.

Essas transações digitais ocorreram tanto por bancos digitais como por bancos tradicionais com as suas soluções online. No entanto, é inegável a concorrência e incentivos criados pelos bancos digitais.

Vantagens do Banco Digital

Um banco digital possui muitas vantagens se comparado a um banco tradicional no qual é necessário comparecer a uma agência ou permanecer em ligações telefônicas infindáveis.

A praticidade, a acessibilidade, a velocidade e, principalmente a transparência de todas as informações são características que mais vão de encontro com a estrutura de bancos digitais.

Mas existem algumas mudanças que os bancos digitais popularizaram, como:

  • Criação de conta gratuita e sem taxa de manutenção;
  • Oferta de cartão de crédito internacional sem anuidade;
  • Transferências ilimitadas e sem custo;
  • Pagamento de boleto bancário pelo celular.

Desvantagens do Banco Digital

O Banco Digital possui suas desvantagens atreladas à difícil penetração que se encontra nas classes mais baixas e com menos conhecimento a respeito de mercado financeiro e serviços bancários.

Na realidade, quase 40% da população brasileira economicamente ativa é desbancarizada. E não é incomum que a primeira opção dessa parcela de pessoas seja um banco tradicional.

Essa opção pelos bancos tradicionais acontece porque os bancos digitais ainda não conseguiram conquistar uma confiança generalizada, em detrimento justamente de serem digitais e isso passar a impressão de distância.

Bancos digitais do Brasil

Desde a introdução dos bancos digitais no Brasil uma gama de opções surgiu no mercado. Algumas soluções que merecem destaque:

Banco Inter

A história do banco inter data de 1994, quando a construtora MRV o fundou, na época com o nome de Intermedium. Sua conta digital, todavia, só foi lançada em 2014.

O Banco Inter conta com a maioria dos serviços básicos que um Banco Digital oferece, como abertura de conta gratuita, ausência de taxas diversas e até mesmo cartão internacional.

Nubank

Talvez o Banco Digital mais conhecido do Brasil, apesar de não ter sido o primeiro. Tanto é que até 2017 o Nubank oferecia apenas cartão de crédito internacional sem anuidade.

Foi então que eles lançaram a “NuConta”, que é uma conta de pessoa física que também faz o dinheiro render tal como a poupança.

Banco Original

O Banco Original foi o primeiro banco 100% digital do Brasil, lançado em 2015. Seu foco são pessoas com renda média acima de 4 mil reais por mês.

Assim como outros bancos digitais, o Banco Original oferece saque em caixas 24 horas, mediante uma taxa. Em contrapartida, o seu foco são pessoas que queiram fazer investimentos.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Banco Digital, consulte o artigo completo sobre Banco Digital.