O que é Banco Depositário

Banco Depositário é uma instituição financeira e agente econômico responsável pelo gerenciamento e missão de DRs (Depositary Receipts).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Portanto, a principal função do Banco Depositário é facilitar ao investidor o seu acesso ao mercado internacional de ações.

Vale a ressalva de que um Banco Depositário também é um banco comercial ou múltiplo, sendo uma empresa capaz de oferecer uma gama de serviços financeiros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que faz o Banco Depositário

Por se tratar primeiramente de um banco comercial ou múltiplo, o Banco Depositário possui uma gama de funções. Desde a abertura de contas até a oferta de produtos financeiros.

Estes produtos, por sua vez, variam de empréstimos variados, financiamentos imobiliários ou de veículos, consórcios e muitos outros.

Porém, é com a função de agente depositário, e por isso a alcunha de banco depositário, que esse banco consegue ajudar o investidor local a investir no mercado estrangeiro.

Esse investimento no mercado estrangeiro acontece pela administração e emissão de DRs, que nada mais são que produtos financeiros que representam os papéis de empresas internacionais.

Atribuições do Banco Depositário

Para que as DRs circulem e sejam comercializadas no mercado, o Banco Depositário precisa atuar de forma a permitir que isso aconteça de forma responsável.

Para isso, ele é incunbido de algumas funções, como:

  • Nomear a instituição custodiante;
  • Preparar as DRs para serem emitidas;
  • Emitir as DRs;
  • Atuar como um agente de transferências e registros;
  • Coordenar uma equipe de consultores com advogados, contadores e banqueiros de investimento;
  • Oferecer suporte às demandas de DRs;
  • Executar o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio;
  • Auxiliar a administração das contas.

Por fim, o diferencial de alguns Bancos Depositários é ser capaz de oferecer, por meio de assessores nomeados, um gerenciamento de relacionamento com os investidores.

Banco Depositário e DRs

DRs são produtos negociados na bolsa de valores de um país que representam os papéis de uma empresa estrangeira. 

Uma DR pode representar uma ação de empresa estrangeira, uma fração dessa ação, ou um conjunto de ações. Quem decide é o Banco Depositário.

Por isso, existem vários tipos de DRs. Mas para simplificar, vamos falar sobre as ADRs (American Depositary Receipts) e as BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

BDR

BDR é um ativo brasileiro negociado na bolsa de valores que representa os papéis de empresas estrangeiras, principalmente dos Estados Unidos.

O BDR é a melhor forma do investidor brasileiro se expor às empresas estrangeiras, sem ter que passar pelos trâmites burocráticos para conseguir operar em outra Bolsa de Valores. 

Atualmente o mercado brasileiro possui uma oferta de BDRs bem grande, em sua maioria representando papéis de corporações americanas.

Vale ressaltar que BDRs são divididas em 3 níveis. Algumas são emitidas com a anuência da empresa original das ações, outras são iniciativa do banco depositário e o banco custodiante.

ADR

A ADR foi o primeiro tipo de DR que surgiu no mercado de ações. A sua origem se dá por volta da década de 20, no mercado americano de ações.

O objetivo de sua criação era facilitar que investidores de fora dos Estados Unidos conseguissem investir em empresas americanas.

O produto deu tão certo que nas décadas seguintes todos os países começaram a criar as suas próprias DRs. Inclusive, existem muitas ADRs de empresas brasileiras famosas, como: 

Importância do Banco Depositário

O Banco Depositário é o principal agente atuante no mercado de DRs. É ele que trabalha para viabilizar a vida dos investidores que querem se arriscar no mercado internacional.

Se as ofertas de DRs não forem bem feitas, isso pode prejudicar não apenas o Banco Depositário, mas também a empresa a qual os papéis representam.