O que é Banco Comercial

Banco Comercial é uma instituição financeira que presta serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, sendo um agente econômico de vital importância para a sociedade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os serviços que os bancos comerciais prestam ajudam a fomentar a economia e o empreendedorismo, principalmente em detrimento da oferta de crédito.

É importante frisar que bancos comerciais podem tanto ser empresas privadas, públicas ou mesmo de economia mista.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Serviços do Banco Comercial

Os bancos comerciais prestam uma grande variedade de serviços. Desde a concessão de empréstimos para pessoas físicas ou jurídicas, até o financiamento de veículos ou casas.

Um banco comercial também é capaz de oferecer meios de pagamentos para seus clientes, como talão de cheques e cartão de crédito.

Usar o banco para pagar as suas contas também é uma possibilidade bem comum. Seja via um caixa eletrônico, pessoalmente na agência ou pelo aplicativo bancário da instituição.

Outro serviço bem interessante que os bancos comerciais prestam é a possibilidade de fazer investimentos, seja em produtos do próprio banco como também na bolsa de valores.

É claro que é sempre importante analisar as opções, as taxas e a plataforma que o banco oferece para o investidor, que muitas vezes podem não ser apropriadas para um iniciante.

Serviços de câmbio de moeda, conversão de valores e etc., também podem ser ofertados pelos bancos. 

Bancos comerciais do Brasil

O Brasil possui muitos bancos comerciais que prestam um papel importantíssimo para a economia do país. Tanto bancos tradicionais como bancos digitais também.

Em relação aos tradicionais, temos:

E quanto aos bancos digitais:

Cada uma destas instituições possuem as suas características próprias, diferenças quanto a prestação de um determinado serviço e até mesmo o público alvo ao qual elas se destinam.

E mesmo que todas sirvam as mesmas funções, é importante analisar qual instituição oferece as condições mais apropriadas para sanar as necessidades do indivíduo ou empresa.

A importância do Banco Comercial

Quando se pensa em fazer um investimento ou empreender em um negócio, o agente financeiro mais apropriado para auxiliar nesse tipo de projeto é o Banco Comercial.

Bancos Comerciais possuem diversas linhas de crédito específicas para necessidades empresariais diferentes. Ou mesmo para objetivos particulares como aquisição de imóveis ou veículos.

Isso sem contar que, para as pessoas físicas, é o banco quem faz a principal oferta de crédito, mais segura e com mais garantias contratuais. 

É importante, no entanto, analisar bem quais são as condições desse crédito, que pode ser tanto por meio de um cartão de crédito ou um empréstimo.

O crédito que o banco oferece aquece a economia incentivando as pessoas a consumirem mais. Algo que pode ter efeitos positivos ou negativos para a inflação do país.

O Banco Comercial também é geralmente o primeiro contato que uma pessoa tem com o mercado financeiro.

Por outro lado, apesar dos bancos comerciais possuírem uma importância tão vultosa, uma fatia bem grande da população brasileira ainda é desbancarizada.

As consequências dessa desbancarização são bem notáveis, visto que uma enorme quantidade de serviços só são acessíveis por meio de uma conta bancária.

Limitações do Banco Comercial

Apesar de todos os serviços que o Banco Comercial pode abarcar e a sua importância para a economia, ele possui sim algumas limitações. 

A principal limitação de um Banco Comercial é em relação à sua capacidade de conceder crédito para investimentos. 

Por mais que os empréstimos de um banco comercial possam ser úteis e até fundamentais para pequenas empresas, eles não servem para as grandes empresas.

Se uma empresa grande estiver precisando de crédito, ela precisará recorrer a bolsa de valores, alavancagem financeira ou empréstimo com um banco de investimento.