
Em sua terceira reunião de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu novamente por manter a taxa Selic em 13,75%.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Pelo sexto encontro consecutivo, a autoridade optou por não mexer nos juros. A decisão foi unânime.
Em 21 de setembro do ano passado, o Copom interrompeu um ciclo de 12 altas seguidas na Selic, iniciado em março de 2021.
Apesar de pressões do governo para que a taxa seja reduzida, havia unanimidade no mercado de que a taxa de juros seria mantida no atual patamar.
Agora o mercado olha para o comunicado que acompanha a decisão, procurando entender o tom da autoridade monetária avalia e se houve mudança no discurso sobre os riscos inflacionários.
Acompanhe trechos do comunicado emitido pelo Copom:
O ambiente externo se mantém adverso. Os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento.
Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente.
→ Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho.
A inflação ao consumidor, assim como suas diversas medidas de inflação subjacente, segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se marginalmente e encontram-se em torno de 6,1% e 4,2%, respectivamente.
→ Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
As projeções de inflação do Copom em seu cenário de referência* situam-se em 5,8% em 2023 e 3,6% em 2024.
As projeções para a inflação de preços administrados são de 10,8% em 2023 e 5,2% em 2024. Em cenário alternativo, no qual a taxa Selic é mantida constante ao longo de todo o horizonte relevante, as projeções de inflação situam-se em 5,7% para 2023 e 2,9% para 2024.
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.Fonte: Infomoney.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Casas Bahia (BHIA3) Aprova Grupamento de Ações na Proporção de 25 para 1
- Notícias
Ibovespa Sobe +0,17% com Dados de Inflação no Radar; YDUQ3 +10,73%
- Notícias
Bradesco (BBDC4) Diz que Vice-Presidente Eurico Fabri Renunciou ao Cargo
- Notícias
Grepar Acionará a Justiça após Petrobras (PETR4) Rescindir Venda da Refinaria Lubnor