O que é balanço de capital

Balanço de capital é um instrumento contábil destinado a registrar e apresentar o volume de todas as receitas e despesas geradas por um país, a partir das suas transações financeiras internacionais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O balanço de capital é utilizado na contabilidade pública para classificar e registrar as remessas de dinheiro que são trocadas entre residentes e não-residentes em um país, cujo propósito não seja a contrapartida por mercadorias ou serviços.

Em um balanço de capital, são consideradas, dentre outras as seguintes transações e movimentações financeiras de um país no cenário internacional:

  • Transferências unilaterais;
  • Recebimento ou concessão de subsídios;
  • Outras transferências financeiras.

Vale destacar, que o balanço de capital é um dos componentes de maior importância na balança de pagamentos de um país, sendo ferramenta essencial para o estabelecimento de indicadores e a consequente avaliação dos negócios internacionais de uma nação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o balanço de capital

O balanço de capital tem por função agregar valores relacionados às transações financeiras de um país com outras nações do mundo, sejam essas transações de entrada ou saída de recursos.

A sua sistemática de cálculo leva em consideração o saldo de dois subgrupos:

Ativos não-produzidos/não-financeiros: Os ativos não-produzidos/não-financeiros, são identificados no balanço de pagamento como conta capital e estão relacionados à compra e venda dos ativos tangíveis e intangíveis.

Os ativos tangíveis fazem parte do capital financeiro de uma organização representados em bens existentes fisicamente, como máquinas e instalações.

Por sua vez, os ativos intangíveis são aqueles que não podem ser tocados, uma vez que não existem fisicamente, como máquinas, direitos autorais e patentes.

Transferências unilaterais de capital: Por sua vez, as transferências unilaterais de capital estão relacionadas às remessas financeiras trocadas entre residentes e não residentes no Brasil ou organizações, cujo propósito da transação não seja comercial.

Caracteriza uma transação não comercial, aquelas que não envolvem nenhum tipo de produto ou serviço como contrapartida.

Quando um país recebe recursos por meio da transferência internacional, sem qualquer tipo de contrapartida, temos uma transferência unilateral, que por sua vez faz parte do balanço de capital.

Balanços primários de um país

Na prática também pode-se dizer, que o balanço de capital faz parte dos chamados balanços primários de um país, em conjunto com o balanço corrente corrente e o balanço financeiro. 

Balanço Corrente: O balanço corrente registra as transações comerciais que uma nação faz com o resto do mundo durante um período de tempo definido, como por exemplo, um ano.

Balanço Financeiro: O balanço financeiro é um termo utilizado na contabilidade pública para classificar e registrar todas as transações internacionais envolvendo ativos, como títulos públicos, depósitos bancários, ações, moedas e imóveis.

Em síntese a união do balanço de capital, balanço corrente e balanço financeiro, formam o sistema de balanço de pagamentos de um país.

O que é um balanço internacional

O balanço é uma demonstração contábil e/ou financeira cuja finalidade reside na apresentação da posição financeira, patrimonial de um país em suas relações internacionais.

Na prática, o balanço representa uma posição estática do somatório de todas as transações que envolvam um país em determinado período.

O balanço deve apresentar o patrimônio da entidade tanto da forma quantitativa quanto qualitativa, ou seja, cada item será apresentado com o seu valor correspondente.

Vale destacar, que os balanços públicos são disciplinados pela legislação aplicável à contabilidade pública, dentre eles:

  • Balanço de Capital;
  • Balanço de Pagamentos;
  • Balanço Financeiro;
  • Balanço de Transferências Unilaterais;
  • Balanço de Serviços;
  • Balanço de Bens;
  • Balanço de Rendimentos;
  • Balanço Corrente;
  • Balanço Comercial.

A saber, cada um dos balanços listados acima, possui as suas próprias especificações e importância para a economia e para a elaboração das políticas mais importantes de um país.