O que é baixista

Baixista é uma característica atribuída ao investidor que tem comportamento pessimista em relação ao preço dos ativos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Na prática, o termo baixista é uma espécie de tradução referente ao termo "bear", também conhecido como “urso” no mercado financeiro. 

Os termos "bull" (touro) e "bear" (urso) são muito utilizados para classificar determinados momentos do mercado e perfil de investidores.

Ao termo Bull ou touro, se atribui momentos positivos do mercado e comportamentos altistas dos investidores. 

Por sua vez, ao termo Bear ou urso se atribui momentos negativos do mercado e comportamentos baixistas dos investidores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferença entre especulador baixista e altista no mercado financeiro

Podemos dizer que em um mercado baixista praticamente todas as ações caem, enquanto que em um mercado altista, a grande maioria das ações encontram-se em movimento de alta.

Logo, considera-se um especulador baixista, aquele que se aproveita dos momentos de baixa do mercado para lucrar ou então que possui visão pessimista em relação ao preço dos ativos.

Por sua vez, o especulador altista é aquele que se aproveita dos momentos de alta do mercado para lucrar ou então que possui uma visão otimista em relação ao preço dos ativos negociados na bolsa de valores.

Movimentos do mercado de renda variável

O mercado de renda variável pode ser mensurado pela predominância de 3 movimentos que o define, são eles:

Mercado Altista: Predominância de compradores no mercado, que aceitam pagar cada vez mais pelo ativo.

Os movimentos de alta são representados, no mercado de ações, pelo touro.

Essa comparação tem relação com o movimento que o touro realiza contra os seus “inimigos”, realizando o seu ataque em movimentos, com a cabeça, de baixo pra cima.

O mercado em alta é um reflexo das expectativas criadas com relação à capacidade de geração de riquezas de um país e/ou empresas.

Na prática, o investidor tem a oportunidade de ganhar dinheiro com a valorização dos ativos comprando mais barato e vendendo mais caro. 

Mercado Baixista: Predominância de vendedores no mercado, que aceitam receber cada vez menos pelo ativo.

Os movimentos de baixa são representados, no mercado de ações, pelo urso. 

Essa comparação tem relação com o movimento que o urso realiza contra os seus “inimigos” realizando um movimento com a força do corpo de cima para baixo em um movimento descendente.

Em mercados onde predominam as quedas no nível de preços do ativo, o investidor que escolhe realizar operações que vão ao encontro da tendência de queda dos preços, é considerado um investidor baixista.

Na prática, o investidor baixista ganha dinheiro com a desvalorização do ativo, vendendo mais caro do que pretende comprar novamente no futuro.

Mercado Lateral: Neste tipo de movimento há um equilíbrio na quantidade de compradores e vendedores, o que faz com que o preço do ativo fique oscilando de forma lateral, sem tomar uma tendência definida.

Em mercados laterais, a demanda dos compradores é equivalente às ofertas dos ativos pelos vendedores.

Logo, neste cenário os preços dos ativos não apresentam grandes mudanças, ficando portanto “estacionados” em uma faixa de preço.

O movimento lateral é consequência de um período de estabilidade do preço, causado justamente pelo equilíbrio entre as pressões compradoras e vendedoras.

Principais características do investidor baixista

O investidor baixista possui características específicas que nos ajudam a identificar facilmente o seu perfil. Dentre as suas principais características, pode-se citar:

  • O investidor baixista acredita que o valor de mercado de uma determinada ação apresentará queda ou baixa em determinado espaço de tempo;
  • Os investidores baixistas podem cair em armadilhas do mercado financeiro, por confundir um pequeno período de oscilação e instabilidade com uma tendência de baixa dos preços;
  • O especulador baixista é totalmente oposto ao altista, preferindo portanto, auferir lucros em momentos de baixa do mercado financeiro.

Observando as características acima, podemos distinguir com clareza, os investidores baixistas dos investidores altistas.