O que é  backwardation

O backwardation é um termo empregado no mercado financeiro quando o preço à vista de um ativo ou contrato é superior ao seu preço futuro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando esse fenômeno acontece, podemos dizer, que os investidores estão dispostos a pagar um prêmio para manter o ativo em sua carteira de investimentos no momento em questão.

Na prática, quando os preços à vista ou de contratos com vencimento anterior são mais altos do que um contrato específico no mercado futuro, diz-se que este está sendo negociado em backwardation.

Vale destacar, que a curva de futuros, neste caso, será inclinada para baixo. 

Sendo assim, se estamos falando de petróleo, por exemplo, significa dizer que será mais caro comprar petróleo hoje do que concordar em comprá-lo no futuro. 

Essa variação ocorre geralmente em razão de fatores externos e especulações do mercado financeiro nacional e internacional.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferenças entre backwardation e contango

Diz-se que um mercado está em contango, quando o preço de um contrato futuro está acima do preço à vista esperado. 

No entanto, conforme o tempo passa e a entrega se aproxima, o preço futuro converge para o preço à vista. 

Nos mercados de commodities, o motivo do contango costuma ter relação com os custos de armazenamento e seguro dos commodities.

Um preço futuro em contango cairá com o tempo, enquanto um preço futuro em backwardation aumentará com o tempo.

Como regra, o preço à vista esperado permanece mais ou menos estável, ou seja, acima do preço futuro em backwardation e abaixo do preço futuro em contango.

Logo, pode-se concluir que o contango é exatamente o oposto ao backwardation.

Exemplo prático de backwardation

Embora existam muitos fatores que causam atrasos e variações de preço, consideremos o seguinte exemplo:

Determinada condição de mercado, como uma interrupção inesperada no fornecimento ou uma  decisão da OPEP de cortar a produção, faça com que o preço do petróleo suba no mercado spot.

Se os participantes do mercado acreditarem que essa situação é pontual e que a oferta eventualmente retornará aos níveis normais no próximo período, os contratos futuros que estão longe do vencimento podem permanecer estáveis e ​​ negociados a um preço inferior ao preço atual de mercado.

Nesse cenário, considerando que o preço futuro e o preço à vista precisam convergir eventualmente, os traders podem comprar aquele contrato futuro e tirar proveito da situação atual de preços.

É importante destacar, que tanto os preços futuros quanto os preços à vista mudam regularmente, mas acabam se encontrando na data de vencimento do contrato futuro.

Caso esse não fosse o comportamento do mercado, especuladores e negociantes de curto prazo poderiam ter um lucro sem risco comprando contratos futuros que estão muito próximos de sua data de vencimento para venda futura.

Como lucrar com o backwardation no mercado financeiro

Uma vez que os preços futuros tendem a subir com o tempo e convergir com os preços à vista mais altos, o backwardation favorece os traders e investidores que estão comprados.

A outra condição seria que o preço à vista permanecesse acima do preço futuro na data de vencimento do contrato. Para isso, digamos que os comerciantes de ouro esperem que o preço do petróleo suba no próximo ano. 

Para lucrar com o backwardation, os negociantes precisariam comprar um contrato futuro de petróleo que fosse negociado abaixo do preço à vista esperado e lucrar à medida que o preço futuro convergisse com o preço à vista ao longo do tempo.

Por fim, vale destacar, que embora o atraso e o contango de futuros possam ocorrer em qualquer classe de ativos, eles são mais comuns em commodities como ouro, prata e petróleo bruto.