O que é Backtest

O backtest ou backtesting é um método de análise utilizado no mercado financeiro que busca levar em consideração dados históricos importantes com o objetivo de tornar mais previsíveis os acontecimentos futuros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em síntese, o backtest é uma ferramenta que realiza testes de resultados no passado simulando a utilização de determinadas estratégias de investimento.

Muito utilizada por trades, essa estratégia permite testar no passado, estratégias que demandam tempo e risco para serem colocadas a prova no presente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o backtest na prática

Imagine que determinado investidor desenvolveu um modelo que aparentemente consegue prever com exatidão o valor futuro do índice Ibovespa. 

Como esse investidor poderia ter maior convicção em relação ao funcionamento do modelo em questão?

Na prática o investidor em questão poderia fazer uso do backtest, utilizando dados históricos para simular o desempenho do modelo e identificar se ele funcionaria no passado.

Como regra, ao comparar os resultados previstos do modelo com os resultados históricos reais, o backtest pode determinar se o modelo pode demonstrar eficiência no presente e também no futuro.

Vale destacar, que o backtest também costuma ser aplicado não somente para a formulação de estratégias de investimentos, mas também para prever qualquer situação que possa ser testada em retrospecto. 

É possível, por exemplo, que um analista aplique o backtest para prever o lucro líquido de uma empresa , o grau de volatilidade de uma determinada ação no mercado de capitais, dentre outras possibilidades.

Importância do backtest no mercado financeiro

O backtest fornece a analistas , traders e investidores uma maneira de avaliar e otimizar suas estratégias de negociação e modelos  antes de implementá-los na prática. 

A ideia é que uma estratégia que teria funcionado mal no passado provavelmente funcionará mal no futuro e vice-versa. 

Levando em consideração que essa premissa é verdadeira, o backtest surge como uma ferramenta para prevenção de riscos.

No entanto, para a surpresa de muitos, o backtest pode não apresentar um grau significativo de confiabilidade.

É preciso considerar, que uma das premissas básicas do mundo dos investimentos, diz que resultados passados não representam resultados futuros.

Logo, não se pode negar que tratando-se de algo volátil como o mercado financeiro, é praticamente impossível determinar que eventos e desempenhos passados possam ou não se repetir no futuro.

Quem pode utilizar o backtest

Na prática, qualquer um pode fazer uso do backtest em suas análises e definição de estratégias, no entanto, esse tipo de ferramenta de análise histórica, é realmente utilizada por investidores institucionais e traders. 

É preciso considerar, que em alguns casos, o backtest utiliza dados que podem custar caro ou ser de difícil obtenção, além de requerer atividades de programação e modelagem complexa de dados e informações.

Investidores institucionais e empresas de investimento possuem o capital humano e financeiro necessário para empregar modelos de backtest em suas estratégias de investimento. 

Além disso, com grandes quantias de dinheiro em jogo, os investidores institucionais precisam fazer uso do maior número possível de informações para reduzir riscos ao escolher os seus ativos no mercado financeiro.

Riscos do backtest

É importante destacar, que embora o backtest seja uma ferramenta muito utilizada por investidores de grande porte, ela não isenta os investidores dos riscos do mercado financeiro.

O backtest também não garante que os resultados do passado podem se repetir no futuro.

Na prática, o método utiliza modelos matemáticos e estatísticos para as suas previsões. No entanto, não é capaz de avaliar acontecimentos externos e fatos relevantes do mercado.

No entanto, mesmo sabendo dos riscos envolvidos no backtest, muitos especialistas recomendam o uso da ferramenta, para potencializar resultados e o índice de assertividade ao alocar recursos em ativos do mercado.