O que é Back Office

Back office é um termo muito utilizado na bolsa de valores e também no mundo empresarial como um todo para fazer referência à área administrativa ou de apoio de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para entender o real significado de back office, basta levar em consideração, que toda e qualquer empresa possui uma área comercial, ligada diretamente a atividade fim da empresa e um back office, ou seja departamentos de apoio.

Na grande maioria das organizações, podemos destacar os seguintes departamentos como parte do back office ou retaguarda:

  • Recursos Humanos;
  • Financeiro;
  • Contabilidade
  • Jurídico;
  • Informática;
  • Dentre outros.

Na prática, o back office não faz parte da atividade final e portanto, não gera recursos diretamente para as empresas, no entanto, sem o seu apoio, as demais áreas não conseguiriam desempenhar suas funções adequadamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferenças entre Back Office e Front Office

Conforme destacado anteriormente, back office é um termo utilizado para fazer referência às atividades que compõem a retaguarda de uma organização. 

No entanto, um outro termo muito semelhante vem ganhando espaço no mercado, o front office, você conhece as suas principais diferenças em relação ao back office?

Na língua inglesa,  o termo “back” pode ser utilizado para fazer referência a algo que está atrás, enquanto que o termo “front” pode ser empregado para fazer referência a algo que está na frente.

Logo, pode-se concluir, que o front office é justamente o oposto ao back office, sendo portanto, um termo empregado para fazer referência às atividades que estão na linha de frente dos negócios de uma organização.

Podemos citar como exemplo:

  • Comercial;
  • Suporte;
  • Marketing;
  • Pós-Venda.

Em síntese, o front office é composto por departamentos que estão em contato frequente com os clientes.

Back office no mercado financeiro

No mercado financeiro, o back office é toda a estrutura responsável por operacionalizar e garantir o processamento das transações, incluindo liquidações, compensações, análises de crédito, dentre outras operações.

Vale destacar, que nas instituições financeiras e corretoras de valores é muito comum encontrar oportunidades para atuar em áreas relacionadas ao back office.

Em geral, o back office exige um grande número de profissionais. É como em um programa de televisão, no front office aparece o apresentador, no entanto, no back office existe uma infinidade de profissionais.

Em um programa de televisão, por exemplo, temos no back office: câmeras, figurinistas, maquiadores, técnicos de áudio, técnicos de iluminação, dentre outros profissionais.

Como pode-se observar, na prática o front office oferece maior visibilidade, sendo portanto, uma das áreas mais procuradas por aqueles que pretendem atuar no mercado financeiro.

A importância do back office para as empresas

As funções de back office são essenciais para todo e qualquer negócio, na prática, elas funcionam como a espinha dorsal da empresa. 

Quando as operações de back office funcionam bem, a empresa consegue caminhar rapidamente em direção ao sucesso e ao crescimento. 

A saber, um back office bem estruturado contribui para o crescimento da produtividade ao mesmo tempo para a redução dos custos.

Vale destacar, que ao contrário do que muitos pensam, o back office está presente em empresas de todos os tamanhos e não apenas nas grandes corporações.

No entanto, nas empresas maiores, pode haver recursos suficientes para dedicar equipes inteiras a diferentes categorias de trabalho, dentre elas, finanças, contabilidade, recursos humanos e TI.

Por outro lado, nas empresas menores, o trabalho administrativo acaba recaindo sobre poucos funcionários ou então ficando a cargo do próprio fundador que  fica sozinho para administrar diferentes áreas do negócio.

É importante destacar, que o back office está cada vez mais conquistando o seu espaço nas organizações, uma vez que a sua importância vem sendo reconhecida no mundo dos negócios.