O que é Baby Boomers

Baby Boomers é toda pessoa que nasceu no período logo após a segunda guerra mundial, mais precisamente, entre 1946 e 1966. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo Baby Boomers é uma homenagem ao aumento sem precedentes nas taxas de natalidade do período pós-guerra.

Nascidos em um mesmo período, os Baby Boomers costumam compartilhar algumas características e um conjunto de experiências típicas entre si.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Baby Boomers na cronologia das gerações

Na cronologia das gerações, os Baby Boomers estão localizados entre a chamada Geração Silenciosa e a Geração X.

  • Geração Silenciosa: nascidos entre 1925 e 1945;
  • Geração Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964; 
  • Geração X: nascidos entre 1960 e 1980;
  • Geração Y ou do Milênio: nascidos entre 1980 e 1995; 
  • Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010;
  • Geração Alpha: nascidos a partir de 2010.

Confira na sequência, alguns eventos marcantes, vivenciados pela Geração Baby Boomers:

  • Fim da Segunda Guerra Mundial;
  • A Guerra Fria;
  • A idade de ouro da televisão;
  • O desenvolvimento da indústria de cosméticos;
  • O plano 50 anos em 5 de Juscelino Kubitschek;
  • Movimento Diretas Já;
  • Aprovação da Constituição de 1988.
  • Dentre outros acontecimentos históricos.

Características dos Baby Boomers

Embora os Baby Boomers ainda estejam atrás das gerações mais jovens na adoção de tecnologia, a grande maioria deles usa a internet.

Junto com a geração silenciosa (1928-1945), os Baby Boomers tendem a ser mais conservadores politicamente. 

Os Baby Boomers ultrapassaram as gerações anteriores em nível educacional , mas, ao contrário das gerações mais jovens, os homens ainda superavam as mulheres nas taxas de conclusão do ensino superior.

Essa geração também ficou conhecida por marcar o crescimento no número de mulheres na força de trabalho em várias partes do mundo.

O crescimento das mulheres no mercado de trabalho foi, por sinal, um dos fatos marcantes da era dos Baby Boomers em relação ao mercado de trabalho.

Baby Boomers no mercado de trabalho

A maioria dos Baby Boomers está mais do que disposta a oferecer suas opiniões e conselhos sobre vários aspectos do mundo dos negócios e costumam ser mentores mais eficazes. 

No local de trabalho, os Baby Boomers estavam dispostos a trabalhar duro e lutar para conseguir o que queriam. A cultura do escritório era muito diferente da de hoje.

Vale destacar, que os Baby Boomers experimentaram as maiores mudanças nos ambientes e na cultura dos seus locais de trabalho.

As empresas e as relações trabalhistas mudaram significativamente nos últimos anos. O escritório de hoje é tipicamente um ambiente mais descontraído e muito mais tecnológico.

Vale destacar também, que até mesmo os mais jovens Baby Boomers já entraram na casa dos 50 anos, portanto, aqueles que ainda não se aposentaram, estão bem próximos à aposentadoria.

Baby Boomers no mercado financeiro

Considerando o período atual, os Baby Boomers em sua grande maioria, já acumularam riquezas e patrimônios conquistados ao longo da vida. 

Olhando para o mercado financeiro, podemos dizer que essa geração é considerada conservadora e avessa ao risco. 

Na visão dos Baby Boomers o patrimônio conquistado durante anos de trabalho duro precisa ser preservado e logo não pode ser colocado em risco.

Tudo o que a grande maioria dos Baby Boomers espera dos dias atuais é estabilidade financeira para usufruir de momentos de lazer em família ou para investir na carreira e na educação dos seus filhos e netos.

Menos adeptos à tecnologia, os Baby Boomers também costumam reagir com certa desconfiança a investimentos da era moderna, como é o caso das criptomoedas.

Para os Baby Boomers, os ativos da renda fixa, os planos de previdência privada e as ações de empresas sólidas e tradicionais no mercado ainda são as melhores opções de investimentos.