O que é B2C

B2C é uma sigla utilizada para fazer referência ao termo em inglês "business-to-consumer", que em tradução livre para o português, significa “empresa-para-consumidor".

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Nas relações comerciais do tipo B2C, as empresas realizam suas transações comerciais diretamente com o consumidor final, ou seja, seus clientes pessoa física.

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Como funciona o B2C na prática

No modelo de negócios B2C, as transações ocorrem predominantemente no mercado varejista. Logo, pode-se dizer que as empresas que atuam nesse mercado possuem como objetivo alcançar um grande número de clientes do tipo pessoa física.

Nesse formato, um grande número de clientes adquire pequenas quantidades dos produtos, destinados para uso próprio e de seus familiares. 

Em outras palavras, podemos dizer que no B2C, o comprador não tem como interesse a revenda dos produtos ou serviços.

São exemplos de negócios B2C:

  • Empresas de varejo: supermercados, lojas e comércios em geral;
  • Empresas de prestação de serviços destinados a pessoas físicas;
  • Estabelecimentos do ramo alimentício: restaurantes e outros lugares de venda de refeições.

Atualmente as lojas físicas e os e-commerces que atuam no comércio varejista, são os principais exemplos do modelo B2C.

Diferenças entre o B2C e B2B

Existem duas siglas no mercado que costumam causar certa confusão para aqueles que ainda estão compreendendo os seus conceitos. Estamos falando do B2C e do B2B.

Para que seja possível sanar todas as dúvidas envolvendo os conceitos, é muito importante fazer um comparativo apontando as principais diferenças entre o B2C e o B2B.

B2C: Vendas diretas ao consumidor, através de um site ou loja física;

B2B: Vendas entre organizações empresariais distintas;

B2C: Venda rápida e direta, dependendo apenas da vontade do consumidor para acontecer;

B2B: Negociações em geral mais complexas, demandam tempo e análise e vontade de ambas as partes envolvidas.

B2C: Vendas de varejo, ou seja, em pequenas unidades;

B2B: Vendas em grande volume.

B2C: Ticket médio baixo;

B2B: Ticket médio alto.

Com base no comparativo acima, pode-se concluir que existem diferenças importantes entre o B2C e o B2B, como por exemplo, o tipo do público alvo e o ticket médio das operações de venda.

Vantagens do B2C

Confira as principais vantagens do B2C:

Tempo do ciclo de vendas:  Como não envolve períodos de negociação, as vendas no segmento B2C costumam se concretizar rapidamente.

Faturamento distribuído: Às empresas que operam no B2C contam com a vantagem de conseguir pulverizar o seu faturamento e as suas vendas entre um grande número de clientes.

A característica descrita acima, faz com que os negócios da empresa não fiquem concentrados nas mãos de poucos compradores, reduzindo assim, os riscos do negócio.

Clientes menos exigentes: Quando comparado ao B2B, por exemplo, podemos afirmar que os clientes atendidos pelas empresas B2C costumam ser menos exigentes.

Desvantagens do B2C

Confira as principais desvantagens do B2C:

Precificação: Em geral os produtos e serviços negociados através do modelo B2C possuem baixa precificação, principalmente em razão da alta competitividade.

Riscos de comportamento: Em geral, as empresas que atuam no segmento B2C estão mais expostas aos riscos relacionados à mudança de comportamento, preferências e forma de agir das pessoas.

Imprevisibilidade: No geral, as empresas que atuam no mercado B2C possuem certa imprevisibilidade de caixa.

Na prática, tudo depende do volume de vendas, que no caso do B2C em especial, precisa ser concretizado em larga escala.

É preciso muitas vendas em pequena quantidade para alcançar resultados realmente satisfatórios para o negócio.

Estratégias de marketing B2C

O B2C é um modelo de negócios, com foco no consumidor final, que por sinal, é um público muito pulverizado.

Logo, é preciso investir em estratégias massivas de marketing, com o objetivo de alcançar um grande número de pessoas.

Para o B2C, manter um grande fluxo de clientes é fundamental.