A Azul (AZUL4) confirmou nesta segunda-feira que fez uma proposta pelo grupo Latam, confidencialmente, no início de novembro, conforme adiantou o Broadcast e reiterou os benefícios que poderiam ser gerados pela combinação dos negócios.

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Inicialmente, a ideia era adquirir apenas a operação brasileira da concorrente. A Azul também criticou o plano apresentado pela Latam a credores.

"Conforme divulgado pela Latam em documento público arquivado em 26 de novembro de 2021, a Azul esclarece que apresentou confidencialmente em 11 de novembro de 2021, juntamente com alguns credores da Latam, uma proposta não-vinculante referente a uma combinação de negócios.”

“A proposta inclui a prospecção de aproximadamente US$ 5 bilhões de financiamento em ações garantido por alguns membros do grupo ad hoc de credores da Latam, composto por várias instituições financeiras".

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De acordo com a proposta, a participação na empresa combinada seria compartilhada entre os atuais acionistas da Azul, os credores da Latam, que receberiam compensação em ações, e os participantes do novo capital.

Além disso, Azul e credores Ad Hoc da Latam acordaram que a governança da empresa combinada seria composta por um grupo independente de conselheiros, garantindo o alinhamento entre os interesses dos acionistas da empresa combinada.

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"A Azul acredita que a proposta proporcionaria um crescimento significativo da malha aérea, com expansão no número de destinos e maior conveniência, produtos e serviços, beneficiando os clientes tanto da Azul como da Latam."

Esses benefícios gerariam sinergias estimadas em mais de US$ 4 bilhões em valor de mercado incremental acima do plano independente da Latam, o que proporcionaria, portanto, grande criação de valor para os acionistas da Azul e maior recuperação para todos os credores da Latam, respeitando as regras do processo de Chapter 11 dos Estados Unidos", diz a nota.

O comunicado da Azul diz ainda que o plano autônomo apresentado pela Latam é, por definição, "incapaz de gerar sinergias a partir desta combinação de negócios.”

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“Além disso, neste momento o valor da empresa no plano apresentado pela Latam é maior do que a Azul acredita ser razoável, especialmente tendo em vista as contínuas incertezas no setor, especialmente nos mercados internacionais de longa distância."

A Azul afirmou que continuará focando em suas vantagens competitivas exclusivas proporcionadas por sua "malha única e sua frota flexível", complementada pelo alto potencial de crescimento de negócios como a Azul Cargo, Azul Viagens e TudoAzul, e "avaliando futuras oportunidades de parceria e consolidação".

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Resultado da Azul no Terceiro Trimestre de 2021 

resultado da Azul (AZUL4) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 11 de novembro, apresentou um prejuízo de -R$ 2,2 bilhões no 3t21, contra um prejuízo de -R$ 1,2 bilhão em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. 

O Ebitda da Azul ficou em R$ 485,6 milhões no 3t21, apresentando crescimento de 145% na comparação com o 3t20.

A margem Ebitda da Azul totalizou 17,9% no 3t21, apresentando crescimento de 49,9 ponto percentual na comparação com o 3t20. 

A Margem líquida da Azul atingiu -80,8% no 3t21, apresentando crescimento de 71,5 ponto percentual na comparação com o 3t20.

As ações da Azul (AZUL4) acumulam queda de 14,07% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 34,48% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estdão Conteúdo.